UGT e Comerciários de Franco da Rocha se reúnem para debater manutenção de empregos no setor

17/04/2021

A manutenção dos empregos dos comerciários, classe que tem sido fortemente atingida pelos efeitos da pandemia de COVID-19 foi o tema da reunião que aconteceu no dia 13 de abril, entre Ricardo Patah, Presidente da União Geral do Trabalhadores (UGT) e Leozildo Aristaque Barros (Leo), Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Franco da Rocha e Região.

Os sindicalistas se mostraram preocupados com o atual senários político e social que o Brasil vem atravessando. Diante disso, Leo enfatizou a luta do Sindicato para que os comerciários e comerciárias da região sejam incluídos como profissionais com prioridade na vacinação contra a Covid-19.

Leo também externou sua preocupação em relação ao futuro, já que muitas empresas estão fechando, definitivamente suas portas, o que agrava o problema do desemprego e a desigualdade social.

“Desde março de 2020 tem sido tomadas pelo Governo do Estado diversas medidas visando aumentar o distanciamento social, contudo, por conta de uma política nacional de combate à pandemia, o que temos visto é um número cada vez maior de empresas, em especial de comércios fechando as portas, acarretando assim em uma escalada no números de comerciários e comerciarias desempregados, por isso, se faz tão urgente a discussão de medidas visando a defesa destes empregos” afirmou o Léo.

Ricardo Patah, que se apresentou igualmente preocupado com os efeitos da pandemia, parabenizou o Sindicato pela iniciativa de buscar a inclusão dos comerciários que trabalham em supermercados no rol de prioridades na vacinação e garantiu que a UGT é aliada do Sindicato nesta busca.

O líder ugetista ressaltou que estamos numa situação muito delicada, já que se o Brasil tivesse comprado o montante de vacinas que foram ofertadas ainda em 2020, talvez agora estaríamos com o processo de vacinação avançado, o que daria um pouco mais de conforto para dar prosseguimento ao processo de reabertura gradativa das atividades econômicas do País, diminuindo a pressão sobre os empresários e consequentemente mantendo empregos e renda.