Salário Mínimo Regional terá reajuste de 6,9%

23/03/2011

Numa longa tarde de negociação entre trabalhadores, empresários e governo do Paraná, ficou acordado o reajuste de 6,9% para o Piso Mínimo Regional, a vigorar a partir de 1º de maio desse ano. Com isso os salários, divididos em 4 faixas, ficarão com valores entre R$ 708,00 e R$ 817,00. O piso regional é base para negociação das categorias de trabalhadores não organizadas e que não têm uma convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Esse não foi o reajuste ideal, queríamos algo em torno de 14%", disse o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi. Para o sindicalista, foi preciso ceder um pouco no índice de reajuste para poder garantir o processo de discussão e implantação de uma política permanente de valorização do mínimo regional.

Os acordos foram selados após mais de quatro horas de reuniões entre os grupos de trabalhadores e empresários. Nesse processo a UGT-PARANÁ participou ativamente por parte de seu presidente e dos companheiros Lairson Sena de Sousa, presidente do SINPOSPETRO e Luiz Carlos Alves de Lara, presidente do SINDACS-PR. Das seis centrais, apenas uma não aceitou o acordo e não integrou o fechamento das negociações.

A bancada sindical conduziu duas linhas de debates: uma em torno do cálculo do reajuste e outra na criação de uma política de valorização do piso regional. Com a aprovação do aumento de 6,9% ficou definido a formação de um grupo de trabalho, também tripartite, para num prazo de 120 dias apresentar um projeto para implantação permanente do Mínimo Regional e as bases de cálculos para os próximos reajustes. "Demos um voto de confiança ao novo governo e aos empresários, mas queremos o comprometimento do setor patronal de participar no processo de discussão do mínimo regional e que isso fique registrado na ata da reunião", disse Paulo Rossi.

Após essa reunião os valores acordados serão enviados à Assembleia para votação e depois o reajuste deverá ser sancionado pelo governador.

Fonte: UGT-PR"