UGT promove Seminário Mercosul 20 anos

31/03/2011

Com a participação em média de 200 representantes sindicais, aconteceu nesta terça-feira (dia 29), o 1º Seminário Mercosul 20 anos" da UGT (União Geral dos Trabalhadores ). O evento contou com a presença de dirigentes das UGT´s estaduais, internacionais e autoridades. O encontro realizado teve como objetivo refletir a trajetória dos 20 anos de Mercosul, discutir questões pertinentes ao Mercado Comum e elaborar ações.

Na abertura, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, declarou que o seminário é de suma importância para o trabalhador. "Desde sua fundação, a UGT luta contra o trabalho informal. Atualmente muitos imigrantes estão em situação informal. Com um sindicalismo cidadão, ético e inovador, nós da UGT lutaremos para reduzir este índice".

No debate foram levantadas questões sobre o trabalho escravo e infantil, lei do consumidor, certificados profissionais válidos nos países do Mercosul, unificação da previdência social, intercâmbio de estudantes e docentes, cidadania, entre outros temas.

Estiveram presentes no Seminário, Arnaldo de Souza Benedetti, Secretario de Relações Internacionais da UGT, Valdir Vicente de Barros, Secretario de Políticas Públicas da UGT, Victor Baez, Secretario Geral da Confederação Sindical das Américas (CSA), Adolfo Aguirre, Secretario Geral da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), Bruno Bath, Diretor do Departamento de Mercosul do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Ramón Ermácora, Instituto de Capacitação do Sul (Incasur), Rafael Freire Neto, Secretário de Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável da Confederação Sindical das Américas (CSA)."