Trabalhadores da Empresa Vikstar decidem por “estado de greve”

14/04/2021

O Sintratel realizou, nesta terça-feira (13), junto com os trabalhadores e trabalhadoras da Vikstar, assembleia virtual para decidir quais os rumos de atuação da categoria diante do não cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da empresa.

O “estado de greve” foi decretado até que da quitação total das obrigações trabalhistas com os (as) funcionários (as) ativos (as) e desligados (as).

Segundo Marco Aurélio Coelho de Oliveira, presidente do Sintratel, em entrevista ao Jornal Valor Econômico, afirmou que além dos pagamentos há outras questões que precisam ser resolvidas pela Vikstar, uma delas é o salário de maio.

Marco Aurélio ressaltou que o “estado de greve” é necessário, já que a Vikstar descumpriu o que foi estabelecido na a Convenção Coletiva dos Trabalhadores e Trabalhadoras 20/21 (CCT), assinada em 25 de março e retroativa a 01 de janeiro, que inclui reajuste de 4,72%, pagamento de abono salarial de R$ 84 até junho, multa de 10% pelo atraso no salário de abril e ajuda de custo de R$ 30 mensais pelo trabalho em “home office”.

Além disso, a empresa também não efetuou o pagamento das rescisões para os desligados (as), incluindo assim as despesas de rescisão trabalhista.

“A grave situação imposta aos que trabalham na VIKSTAR, diante dos reiterados atrasos salariais, desligamentos sem a devida quitação, acompanhados pela ausência da aplicação das condições de reajuste da CCT, traz uma enorme insegurança aos profissionais da categoria e nos obriga à tomada de ações junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT)”, explica Valmira Luzia, diretora administrativa do sindicato.

Durante a assembleia foram destacados os seguintes pontos:

• Foi requerido por parte dos (as) trabalhadores (as) o pagamento integral dos salários em débito, reajuste salarial 2021 e das multas das cláusulas 11 e 12 da CCT em razão do inadimplemento;
  • Foi requerido pelos participantes, a garantia do pagamento dos benefícios (vale-Refeição e Vale Transporte) e das férias nas condições previstas pela CLT com a devida antecedência e regularidade dos valores;
  • Foi requerida a manutenção do estado de greve a fim de os (as) operadores (as) possam se manter atentos aos desdobramentos das ações sindicais.