Endividamento das empresas com INSS cresce e UGT cobra providências da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

12/04/2021

A União Geral dos Trabalhares (UGT) está cobrando da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional explicações sobre quais as providências estão sendo adotadas em relação às empresas devedoras do INSS, pois as análises preliminares referentes ao montante dessa dívida, apontam que o endividamento das empresas mais do que dobrou desde a aprovação da reforma da previdência.

Segundo Natal Leo, presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT (SINDIAPI) e representante da Central no Concelho Nacional da Previdência (CNPS), é fundamental saber o que está sendo feito, pois as análises preliminares referentes ao montante da dívida, apontam que o endividamento das empresas mais do que dobrou com o INSS, desde a aprovação da reforma da previdência.

“Na época da reforma da previdência, essa dívida era de R$ 426 bilhões, hoje já supera a casa de 1 trilhão. Para agravar ainda mais a situação, por conta da pandemia a tendência é que esse endividamento aumente ainda mais”, disse Natal Leo.

“Em 2018, a dívida era estimada em R$ 491 bilhões. Hoje, esse montante supera a casa de 1 trilhão, devendo se agravar ainda mais a situação, por conta da pandemia, já que a tendência é que esse endividamento aumente ainda mais”, disse Natal Leo.

Para o dirigente, esse é um tema delicado que deve ser analisado e debatido no CNPS.