Sindicalistas brasileiros declaram solidariedade ao Sindicato da AMAZON no Alabama, EUA

11/04/2021

Nos últimos anos, os sindicalistas brasileiros começaram a desempenhar um papel mais importante na organização no Sul dos Estados Unidos, destacando como as proteções legais do Brasil para a organização sindical são muito mais rigorosas do que as dos Estados Unidos.

Em agosto de 2017, quando os trabalhadores da Nissan estavam lutando em uma batalha sindical difícil em Canton, Mississippi, os trabalhadores no Brasil entraram em greve e fecharam não apenas fábricas, mas também concessionárias de automóveis.

“Eles protestaram em solidariedade”, disse o líder sindical da Nissan, Morris Mock, ao Payday Report e ao Franknews em uma entrevista no mês passado. “Eles fecharam a fábrica. Foi realmente incrível como os sindicatos brasileiros se manifestaram. ” (http://www.franknews.us/interviews/528/its-bigger-than-the-south)

Os trabalhadores brasileiros da Nissan até viajaram para o Mississippi para fazer o protesto com os trabalhadores da Nissan lá nos dias finais da campanha. (Veja como o fundador do Payday Mike Elk falou em português com líderes sindicais brasileiros no verão de 2017.) ( https://www.youtube.com/watch?v=_IK0gKoanhQ )

Agora, em um vídeo divulgado no Payday Report, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (União Geral dos Trabalhadores), com 14 milhões de membros, fala sobre a importância da campanha sindical Nissan na construção da solidariedade brasileira com as organizações no Sul dos Estados Unidos .

“Morris, que está ajudando nesta campanha, conhece nossa solidariedade com os trabalhadores da Nissan (no Mississippi)”, disse Patah, falando sobre a relação do sindicato com o líder sindical da Nissan, Morris Mock, que visitou o Brasil em várias ocasiões para falar em comícios da federação sindical .

Patah também enviou uma mensagem de solidariedade aos trabalhadores da Amazon enquanto aguardam os resultados das eleições sindicais históricas.

“Estamos ao seu lado porque aqui no Brasil, a Amazon já iniciou seus negócios com discriminação racial, discriminação contra mulheres, discriminação contra deficientes, salários mais baixos e não tem respeito pelos trabalhadores”, disse Patah no vídeo solidário.

Os trabalhadores aguardam o fim dos últimos dias da campanha sindical da Amazônia no Alabama, Patah quer deixar uma coisa clara:

Doe para nos ajudar a cobrir a luta sindical na Amazon, no Alabama “Somos da UGT Central Union e somos solidários com a sua luta. É muito importante que você construa um sindicato que represente todos vocês. É fundamental. Viva os trabalhadores da Amazônia no Alabama. ”

Fonte: https://mailchi.mp/paydayreport.com/brazilian-trade-unionists-declare-solidarity-w-tough-amazon-fight-in-alabama-really-moving?e=5520a6e5c0