Nota em defesa da liberdade sindical

02/03/2011

A União Geral dos Trabalhadores - UGT - lamenta a decisão da Justiça Venezuelana, que condenou a sete anos e meio de prisão, o sindicalista Rubén Gonzalez, por sua participação em uma greve geral.

O sindicalista está preso desde setembro de 2009, quando liderou protestos numa empresa estatal que faz parte da Corporacíon Venezolana de Guayana (CVG). Os trabalhadores pediam respeito a contratos coletivos e a aplicação de juros sobre passivos trabalhistas, além de reclamarem contra a falta de insumos básicos para manter a produção.

Antes da condenação, o Comitê de Liberdade Sindical da Organização Internacional do Trabalho (OIT) vinha pedindo a imediata soltura do sindicalista. A União Geral dos Trabalhadores entende que a liberdade sindical e a negociação coletiva são direitos fundamentais no trabalho e essenciais para o exercício da democracia, do diálogo social e do tripartismo.

Por isso, lamentamos a condenação e esperamos que Justiça venezuelana reveja essa decisão e liberte imediatamente o sindicalista.

Ricardo Patah

Presidente Nacional da UGT