UGT vai investir no reajuste da tabela do IR e valorização dos aposentados e pensionistas

24/02/2011

O Senado aprovou nesta quarta-feira o salário mínimo de R$545 e criou regras de reajuste até 2015. O projeto segue agora para sansão da presidente Dilma Rousseff e entrará em vigor a partir do dia primeiro de março.

De acordo com o presidente do Sindiapi-UGT, Edmundo Benedetti Filho, a aprovação do valor foi lamentável para os mais de 18 milhões de aposentados e pensionistas que recebem o mínimo. Ele afirma que o governo adotou um discurso pequeno e não pensou que se aumentasse o mínimo aumentaria a arrecadação também.

O salário mínimo de R$545 registra o menor aumento real concedido desde 2003, inicio do governo Lula, como mostram dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Agora, para garantir que os trabalhadores não tenham perdas, a UGT e demais centrais sindicais vão focar o reajuste da tabela do imposto de renda e aumento para os aposentados e pensionistas que recebem acima do mínimo. A proposta das centrais é corrigir a tabela em 6,46%, ante o índice de 4,5% proposto pelo governo, e conseguir uma política de valorização das aposentadorias e pensões do INSS.

O líder do PSDB no Senado, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), declarou que apoiará a proposta das centrais para evitar que os aposentados tenham perdas salariais.

Maurício Gomide / Redação UGT