Senado derruba proposta do novo mínimo favorável à classe trabalhadora

24/02/2011

Após pressão do governo, salário mínimo de R$ 545,00 foi aprovado pelo Senado na noite desta quarta-feira, 23 de fevereiro. As emendas defendidas pelas centrais sindicais e DEM, por um mínimo de R$ 560,00, e do PSDB, que atingia R$ 600,00, foram derrubadas. Com isso, o novo mínimo entra em vigor a partir de 1o de março.

Sindicalistas presentes protestaram durante a votação que derrubou por ampla maioria a emenda de R$ 560,00, que teve 54 votos contra e 19 a favor. Já a de R$ 600,00 teve 55 votos contrários e 17 favoráveis.

O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

O projeto fixa a fórmula de cálculo para reajustes até 2015: o mínimo corrigido pela inflação do ano anterior mais o PIB de dois antes. Ainda assim, vários governistas disseram ser necessário criar um mecanismo para conceder aumentos em épocas de crescimento zero. O reajuste deste ano inclui um irrisório aumento real por conta do baixo crescimento econômico em 2009, ano de crise econômica mundial.

Mariana Veltri, da redação da UGT