UGT Brasil no Forum Social Mundial em Dakar, Senegal

16/02/2011

15/02/2011

Apesar de um pouco desorganizada esta etapa do Fórum Social Mundial em Dakar, no Senegal, apresentou muitos ensinamentos aos mais de 50 mil estrangeiros que por lá passaram.

O povo de Senegal, recém libertados" de seus colonizadores franceses, com muita pobreza, dificuldade de acesso à tecnologias de informação, com problemas sérios de saneamento básico, de geração de emprego, etc., mostrou que um outro mundo é possível sim.

Com uma média de 50 homicídios por ano eles provaram que, ainda na miséria e na falta de perspectiva para os jovens, a violência pode ser controlada com cultura e educação. Não se trata de uma educação formal, mas sim daquela passada de pais para filhos. O respeito entre eles e também para com os visitantes era visível em meio ao caos organizados de suas ruas repletas de trabalhos e trabalhadores informais. O país não tem mais que 30% de trabalhadores formalmente registrados.

Um trânsito com poucas regras e poucos acidentes, resultado de motoristas educados e pacientes
um respeito pela coisa alheia ressaltado a todo tempo pelas pessoas admiradas com a segurança de caminhar pelas ruas movimentadas sem medo de serem assaltadas
a comida surpreendeu à todos pela qualidade, sabor e limpeza
ainda é possível citar inúmeros exemplos que provam que, para outro mundo dinheiro não é tudo, e que a UGT Brasil acerta em priorizar a educação em sua pauta.

A UGT esteve presente em várias agendas ligadas a temática do trabalho durante as atividades do Fórum. Começou se fazendo presente na tradicional marcha de abertura (foto 1). Ajudou a organizar, junto com a CSI, o Fórum Sindical Mundial e, neste momento, teve uma intervenção do Secretário Adjunto de Juventude da UGT, João Vidal, muito aplaudida e reconhecida pela heterogênea platéia (fotos 2 e 3) e, por fim, participou da chamada Assembléia das Assembléias, que reuniu os movimentos sociais presentes no fórum.

Mais uma vez a UGT se fez presente provando que está comprometida com a construção de outro mundo possível.

João Vidal, é Secretário Adjunto da Juventude da UGT"