Aposentados e pensionistas estão pedindo mais empréstimo

11/02/2011

As operações de crédito consignado (soma dos empréstimos pessoais e operações com cartão de crédito) realizadas em 2010 pelos aposentados e pensionistas do INSS cresceram 17,9% em relação a 2009 e somaram R$26,8 bilhões. No ano passado foram registrados mais de 10,1 milhões de contratos, enquanto em 2009 esse número ficou abaixo dos 9,6 milhões.

De acordo com a Previdência Social, os beneficiários que mais pediram empréstimos foram aqueles que recebem até 3 salários mínimos. Segundo dados do ministério, 8 em cada 10 empréstimos foram para esse grupo, que movimentou R$1,682 bilhão no ano passado.

O total concedido em 2010 supera os números dos últimos quatro anos. Desde 2006 a Previdência não empresta tanto dinheiro aos aposentados e pensionistas. Edmundo Benedetti Filho, presidente do Sindiapi-UGT, afirma que esse aumento é uma notícia ruim. Para ele, significa que mais aposentados estão utilizando esse recurso para socorrer seus familiares. Muitos aposentados são responsáveis pelo sustento de toda a família e está faltando dinheiro para a família. Então eles recorrem ao empréstimo consignado, que tem juros razoáveis perto do que os bancos cobram", finalizou. "