FST reivindicará ao ministro Carlos Lupi FGTS# para trabalhadores de Santo Antonio do Descoberto

07/02/2011

04/02/2011

Centrais Sindicais e Confederações de Trabalhadores do Brasil reunidas em 27/01/2011 no auditório da CONTEC, sita na Av. W 4 Sul, SEPEQ 707/907, Lote E Brasília DF, por unanimidade, deliberaram pela aprovação de apoio a população do Município de Santo Antonio do Descoberto, na luta pelo pleno resgate da cidadania, no respeito dos seus direitos, propondo ainda que seja decretado estado de emergência publica no município, em face do caos amplamente noticiado pela imprensa, com vistas a possibilitar a liberação imediata do FGTS aos trabalhadores, para atendimento inclusive das necessidades básicas de alimentação e saúde, alem de outras providencias urgentes necessárias.

Para o Líder Sindical da UGT e Presidente do Conselho do Trabalho do Distrito Federal Sebastião Teo, autor da proposta de socorro aos trabalhadores e moradores de Santo Antonio do Descoberto, a situação é muito grave no município impactado pela revolta da população que vive situação de pânico e convulsão social pela ausência do estado que é percebida pela falta de serviços básicos na saúde, educação, assistência social e principalmente na infra- estrutura.

Falta saneamento básico e há quatro bairros que não tem água encanada e pessoas padecendo de inanição, o custo de vida é altíssimo os trabalhadores não suportam mais uma tarifa inter estadual para o transporte coletivo, a renda anual por pessoa e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santo Antônio está entre os piores dos pais, a cidade pede socorro, por isso mesmo solicitamos em caráter de urgência audiências com o ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi e o Ministro Secretario Geral da Presidência da República.Sebastião Teo ressaltou que a movimentação da conta vinculada do FGTS só poderá ocorrer após o reconhecimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública em portaria do Ministério da Integração Nacional.

O Coordenador Geral do FST Fórum Sindical dos Trabalhadores ex ministro do TST e presidente da CONTEC, Lourenço do Prado concorda que chegou a hora do Movimento Sindical Brasileiro ajudar os trabalhadores do município a dimensionar as políticas publicas de governo em favor da população.

O Secretario Geral da CNTC confederação Nacional dos Trabalhadores do Comercio, coordenador licenciado do FST José Augusto afirmou que o momento é de muita preocupação pois há informações de que a população poderá se revoltar novamente.