COP 16 vira um sucesso e aprova fundo bilionário

15/12/2010

14/12/2010

Surpreendendo as grandes estrelas da política mundial, que deliberadamente se ausentaram de Cancún, a Conferência da ONU recém terminada no último dia 10 corrente foi um sucesso político e até financeiro.

Patrícia Espinosa, presidente da COP 16 e Ministra das Relações Exteriores do México, com habilidade ímpar conseguiu o que todos duvidavam. Nas palavras oficiais do Greenpeace ... pela primeira vez em anos, os governos colocaram de lado grandes diferenças e se comprometeram a alcançar um acordo climático..."

Com o único óbice da Bolívia foi assinado documento (194 países) que reconhece a necessidade de cortar as emissões para limitar a elevação da temperatura a 2º C. Prevê também ser feita uma revisão desse objetivo para o limite de 1.5º C. A análise deve começar em 2013 e ser concluída em 2015.

Decidiu também formar um Fundo Verde, administrado pela ONU, cujo tesoureiro interino será o Banco Mundial pelo menos por três anos. Inicialmente será formado por 30 bilhões até 2012. Os países industrializados têm de mobilizar 100 bilhões por ano até 2020 para atender as necessidades dos países em desenvolvimento. A prioridade do uso do fundo vai em direção aos países mais vulneráveis, como nações-ilhas e da África. Por último o documento estabelece o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) que visa compensar os países emergentes que preservam suas florestas.

A UGT, presente em Cancún com uma delegação de oito pessoas (Cristina Palmieri, Marcos Afonso, Sidnei Corral, Gustavo Garcia, Sonia Carnevalli de SC, Fernanda Sampaio de MG e Domingos Fernandes) teve participação ativa nos trabalhos ligados aos trabalhadores e sindicalistas, pela primeira vez valorizados nesse quesito nas Conferências Ambientais da ONU. Onde pela primeira vez, a versão de um parágrafo (texto Oficial da COP16, que está sendo preparado) contempla a necessidade de se garantir uma "Transição Justa" e um "Trabalho Decente" e de boa qualidade, campanhas da CSI Confederação Sindical Internacional e da OIT Organização Internacional do Trabalho - ONU.

A COP 17, a realizar-se na África do Sul em dezembro de 2011 acontecerá na esteira das decisões de Cancún e preparando a ECO-2012 a realizar-se no Brasil, na Cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012. "