Fique de Olho 22: Desenvolvimento Sustentável

14/06/2012

Caros Companheiros: Este texto foi apresentado no Congresso da Fenascon em Recife. Chamamos de Rio + 80, pois éramos 80 Sindicatos filiados a Fenascon discutindo meio ambiente, dentre outras coisas.

Rio + 80

Faltam 80 dias para a Rio + 20. Encontro organizado pela ONU cujo titulo representa uma distância de 20 anos em relação aquele realizado no ano de 1992. Este novo encontro parte da ideia de renovar compromissos e contabilizar os avanços. Porém, se aquela reunião teve um enfoque mais preservacionista, para este de agora a ONU sinaliza que só com ganhos sociais será possível preservar o planeta. Não se trata de uma novidade e não é nenhuma coincidência que nos países onde as pessoas vivem com dignidade existe uma consciência preservacionista maior. Se mal se consegue preservar a dignidade de um ser humano, como pensar no meio ambiente. Portanto, os temas propostos pela ONU é a erradicação da pobreza e a criação de uma economia sustentável. Onde nossos 80 congressistas da Fenascon entram nisto?

Somos Sindicatos, mas também uma organização da sociedade e que preza o Sindicalismo Cidadão. Temos o poder de mobilização e a oportunidade de aproximar a sociedade da atividade Sindical. Esta conjunção de objetivos pode vir a ser um ato sadio e que vai permitir que a sociedade entenda melhor a atividade do Sindicato e quanto ele pode agregar de valor a todos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos aprovada pela Lei Nº 12.305 e em vigor desde 02 de agosto de 2010 representa uma grande oportunidade para os Sindicatos organizados participarem de sua implementação e gestão. Trata-se de uma Lei cujo texto implica em obrigações, mas também prevê uma série de atitudes. Como é no âmbito municipal que as coisas vão acontecer, as ações vão se concentrar nas Cidades e junto as Câmaras Municipais visando sua implantação principalmente criando um planejamento de longo prazo para as atividades previstas na Lei. A ação mais importante a ser feita é fazer com que os Prefeitos não entendam esta Lei como uma ameaça as finanças do Município e sim uma grande oportunidade de criação de trabalho e renda bem como a criação de uma economia sustentável. E importante lembrar que todas as vezes que cidadãos ou moradores se reúnem para encaminhar soluções para problemas comuns, o resultado é bastante positivo e as Lideranças Sindicais tem que considerar que este é um problema comum e que o bem estar do trabalhador, que é um cidadão está em jogo.
Contudo, para mobilizar a sociedade, é importante descobrir os anseios, o desejo de participação no processo e a motivação da comunidade com o assunto ou procurar sensibilizá-los para tanto. Por isto o maior desafio fica sendo o de motivar e sustentar a participação do publico. A pratica ensina que o êxito de uma iniciativa passa pelo envolvimento e comprometimento dos cidadãos na busca de soluções para problemas.

Existem tantos problemas sociais, políticos e econômicos envolvidos na mobilização da comunidade que muitas vezes ela se conforma com soluções parciais, isoladas ou momentâneas, evitando mexer com aspectos mais amplos e promover um esforço unificado com resultados duradouros e positivos.

Não é uma tarefa simples, mas a atividade Sindical também é complexa. Temos pela frente uma eleição municipal e isto nos dá a chance de nos aproximar da sociedade, levando uma proposta objetiva que é a implantação da Lei e mostrarmos para as entidades internacionais que o Rio + 20 vai contar com mais 80.

Creio que Sindicato e Sociedade é algo bom para todos. Afinal para dançar tango precisa de dois.