Em pesquisa de opinião mundial, brasileiros #são os mais otimistas em relação à economia

14/06/2012

‪Crescimento inclusivo no Brasil é uma esperança para a economia mundial, diz organização sindical internacional

O Brasil contrariou as tendências globais na primeira pesquisa de opinião pública internacional encomendada pela Confederação Sindical Internacional (CSI), com sede em Bruxelas, Bélgica. ‪A Enquete Global CSI 2012 revelou uma tendência de profundo medo, incerteza e falta de poder político em mais da metade das economias do G20, seis países europeus e quatro emergentes.

Os brasileiros são os mais otimistas sobre o futuro e fazem parte de um grupo de elite de nações emergentes nos quais a ameaça do desemprego parece estar sob controle.

‪Lançado na véspera da reunião do G20 no México, a secretária geral da CSI, Sharan Burrow, alertou os chefes de Estado para seguir o exemplo do Brasil em relação a investimentos em empregos e proteção social. Esses fatores tornaram os brasileiros mais otimistas sobre seu futuro.

‪A pesquisa no Brasil mostrou que:

‪• 69% das pessoas acha que o Brasil está indo na direção certa. A média no mundo é de 38% de respostas positivas.

‪• 46% das pessoas no Brasil pensam que as gerações futuras estará em uma melhor situação. Na média global, 27% entrevistas tiveram a mesma opinião.

‪Em contraste com os tempos econômicos difíceis enfrentados em outros países pesquisados, 71% dos entrevistados brasileiros descrevem a situação econômica nacional como boa, em comparação com uma média global de 68% que a classificam como ruim.

‪O Brasil tem mostrado ao mundo que quando os governos se concentram em políticas de criação de emprego e proteção social, eles podem manter o apoio da população. ‪