UGT-PB adere a movimento Nós Podemos Paraíba

15/06/2012

Coordenadora do movimento NPPB e da Fundação Solidariedade, Núbia Gonçalves, apresentou ao presidente da UGT-PB o programa de municipalização do movimento

A União Geral dos Trabalhadores (UGT-PB), a central sindical mais fortalecida na Paraíba, aderiu ao movimento 'Nós Podemos Paraíba', com o objetivo de informar e sensibilizar a população sindical da necessidade de apoio solidário aos irmãos paraibanos vítimas da estiagem. De acordo com o presidente da UGT, Romero Neto, a função sindical deve ultrapassar as atividades grevistas e atentar para a melhoria de vida do trabalhador, de maneira geral.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a UGT é a terceira maior força sindical no Brasil, sendo a Central Única dos Trabalhadores a primeira, seguida pela Força Sindical. Contudo, na Paraíba, cerca de 285 mil trabalhadores são sindicalizados na UGT-PB, que congrega 100 sindicatos, com atuação especialmente no Sertão.

A coordenadora do movimento NPPB e da Fundação Solidariedade, Núbia Gonçalves, apresentou ao presidente da UGT-PB o programa de municipalização do movimento. A participação da central sindical trará apoio à disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em cidades do interior, na conscientização de líderes políticos, gestores, ativistas, pesquisadores e porta-vozes", analisou.

"Esse é um dos caminhos para alcançar as Metas do Milênio em cidades do interior do Estado. Estamos observando que a sociedade está respondendo ao chamado do movimento Nós Podemos Paraíba e compreendendo que a união dos esforços de todos poderá produzir grandes mudanças", expôs a secretária-executiva do NPPB, Beatriz Ribeiro.

O presidente da UGT-PB, Romero Neto, reconheceu que, "quando assumimos cargos que podem efetivar mudanças, temos o compromisso de agir conforme as necessidades da população a quem servimos. Nós vimos nossos irmãos no Sertão tomando água salobra, e decidimos nos mobilizar. E como central sindical, podemos atingir um grande número de pessoas".

O compromisso assumido pela CGU-PB reflete o oitavo Objetivo do Milênio (ODM), "Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento". "Nós sabemos que a responsabilidade de assumir um movimento como o Nós Podemos Paraíba é muito grande e extrapola o âmbito regional. Por isso estamos integrando essa luta. Precisamos fazer com que os gestores públicos governem conforme os ODM, pois é a solução natural para melhoria da qualidade de vida", considerou o angolano Justin Mello, da UGT-PB, também presente durante o ato da assinatura do Termo de Adesão ao movimento NPPB.

Como um marco para o início de mobilizações envolvendo sindicatos da Paraíba, na próxima quinta-feira será lançada a campanha "Água Fonte da Vida", uma iniciativa da UGT-PB, que terá o apoio da Fundação Solidariedade. A campanha deverá mobilizar os associados ao sindicatos a trazerem um litro de água mineral, que será destinado às pessoas afetadas pela seca. "Quero deixar bem claro que esse é um movimento que a gente iniciou, mas que todas as centrais sindicais podem aderir, uma vez que o NPPB agrega esforços de toda a sociedade, independente do setor de origem", lembra Romero Neto.

Fonte: Correio da Paraíba"