Sindicatos franceses ameaçam novas greves por reforma da previdência

05/10/2010

O comando do sindicato francês CGT de trabalhadores da rede de transporte de Paris ameaçou lançar a primeira greve por tempo indeterminado desde o início das propostas governamentais de reforma da Previdência. Na costa mediterrânea, trabalhadores continuavam a bloquear o maior terminal de petróleo do país.

Segundo o jornal Le Monde", esse aviso prévio cobre os serviços e categorias profissionais da RATP (Transportes de Paris) a contar de 11 de outubro, às 22h30 e por uma duração ilimitada, segundo um comunicado do CGT.

A direção da RATP confirmou a comunicação do sindicato e informou que o sindicato Força Operária também entrou com esse tipo de indicação. Na costa mediterrânea, cerca de 40 embarcações, a maior parte de navios-tanque, estavam paradas fora das águas do terminal de Fos-Lavera. Sindicatos em refinarias na área disseram que poderiam

convocar greves também, agravando o risco de escassez de combustível.

O tráfego de mercadorias no porto de Marselha recomeçaram depois de 72 horas de paralisação. A ilha de Córsega, totalmente dependente de fornecimento de combustível de Marselha, já sentia os efeitos de lento desabastecimento.

O ministro dos Transportes, Dominique Bussereau, descartou o risco de desabastecimento maior de combustível. Fos-lavera é o terceiro maior porto petrolífero do mundo, atrás apenas de Houston e de Rotterdam. Entre as embarcações paralisadas estavam 14 navios-tanque e 13 navios para produto refinado.

Os planos governamentais são de elevar a idade de aposentadoria na França de 60 para 62 anos. O presidente Nicolas Sarkozy prometeu que não vai recuar das reformas.

Fonte: O Globo"