UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Assembleia sindical destaca importância# das alianças para fortalecimento das lutas


15/06/2012

14/06/2012

O último dia da II Assembleia Sindical sobre Meio Ambiente, nesta quarta-feira (13), teve como destaques o debate Construindo Alianças para a Mudança" e a leitura e discussão da Resolução do evento que será encaminhada aos chefes de Estado na Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade, a Rio+20, na próxima semana.

Delegado da regional africana da Confederação Sindical Internacional (CSI), promotora do evento, Yahya Msangi comentou algumas iniciativas para o enfrentamento do grave problema da AIDS na África. Sobre as alianças, o sindicalista falou que elas são importantes, ainda que os grupos tenham posições diferenciadas, mas que se deve tomar cuidado para que tais diferenças não sejam exploradas por aqueles que querem que as coisas permaneçam como estão.

Outro ponto alto foi a grande participação de mulheres sindicalistas, representadas no evento pela coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres, Nalu Faria. Após comentar as relações entre os movimentos feminista e sindical, ela afirmou que para se alcançar a hegemonias é necessário construir um método de organização com dimensões nacional e internacional. "Isso pressupõe diálogos", destacou ela, acrescentando que a globalização mostrou essa necessidade, "para comportarmos o peso do capitalismo", concluiu.

SINDICATOS E AS ALIANÇAS

Secretário de Políticas Econômicas e Desenvolvimento Sustentável da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), Rafael Freire fortaleceu o comentário de Msangi. Na sua opinião, são muitas as questões que dividem os movimentos sociais, mas "temos que nos aliar no que nos unifica", argumentou ele, argumentando que, neste sentido, os sindicatos têm grande contribuição a prestar por sua capacidade de mobilização e negociação.

A campanha internacional Fair Play, que preconiza o trabalho decente nas grandes obras nos estádios de futebol, da qual, inclusive, o presidente da UGT Rio e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Sitraicp), Nilson Duarte Costa, é integrante, também foi discutida nessa tarde, sendo citada como exemplo de aliança entre os sindicatos e a sociedade civil.

A Assembleia Sindical sobre Trabalho e Meio Ambiente foi encerrada com a leitura e discussão de pontos relevantes da Resolução elaborada no evento, tais como a necessidade de inclusão das convenções 151 e 189 da Organização das Nações Unidas (ONU), discutidas nos grupos de trabalho organizados durante o programa que faz parte da agenda da Rio+20."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.