Renda mensal dos trabalhadores cresce mesmo com a crise

10/09/2010

De acordo com os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009, que teve seus resultados divulgados nessa quarta feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média mensal real dos trabalhadores subiu 2,2% de 2008 para 2009, atingindo seu maior patamar em 10 anos (R$ 1,111), mesmo com a crise econômica global e o aumento no número de desempregados no país.

A taxa de crescimento é maior do que a observada entre 2007 e 2008 (1,7%), no entanto, abaixo do resultado de 2005 e 2006 (7,2%). O aumento de renda foi impulsionado pelo crescimento da quantidade de trabalhadores com carteira assinada, um contingente de 32,4 milhões de pessoas, e por melhorias na área do emprego. Em comparação entre homens e mulheres, ainda há desigualdade. As trabalhadoras receberam em 2009, cerca de R$ 786, enquanto os homens receberam R$ 1,171.

Segundo o Instituto, houve um aumento real no crescimento domiciliar nos últimos cinco anos. O IBGE informou que, entre 2004 e 2009, a renda das famílias cresceu 19,3%, apresentando um ganho de renda mensal em todas as classes. O levantamento aponta que a renda domiciliar subiu de R$ 2.055,00 para R$ 2.085,00, nos anos de 2008 e 2009.