Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, abre o XIII Encontro Paulista da Saúde

30/08/2010

Com a presença de 300 pessoas, entre sindicalistas, trabalhadores da saúde e autoridades públicas, foi aberto oficialmente o XIII Encontro Paulista da Saúde, realizado pela Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo em sua colônia de férias, em Praia Grande.

Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e o deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, marcaram presença no evento, que também contou com o secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Canindé Pegado. O ministro destacou em seu discurso a necessidade de o governo dar mais atenção ao setor de saúde e, principalmente, para os trabalhadores da área. O excesso de trabalho por economia das empresas que os contratam mostra que o lucro fala mais alto que tudo. É preciso discutir com franqueza e profundidade as questões que podem melhorar as condições de trabalho, pois o trabalhador é o alicerce de toda a rede de saúde," disse ele, complementando sua fala, parabeniza os trabalhadores, destacando que é preciso cobrar do Poder Público constantemente.

O evento propõe uma reflexão sobre o tema "Qualidade em saúde, o exemplo deve vir de casa" que na opinião do presidente da Federação, Edison Laércio de Oliveira acontece num momento propício já que o País está prestes a eleger um novo presidente, governadores de Estado, deputados estaduais e federais.

"Temos de ter claro o que queremos para nossa categoria e assim poder cobrar das autoridades competentes o compromisso com as causas dos trabalhadores da saúde", destacou Edison de Oliveira em seu discurso.

A dedicação e o merecimento dos profissionais que atuam no setor também foram destacados por Paulo Pereira, que defendeu a necessidade de políticas voltadas para a saúde. Pegado destacou, em sua exposição, a importância do evento no planejamento de ações, visando à melhoria das condições de vida dos trabalhadores da saúde.

O XIII Encontro foi encerrado no sábado, dia 28 de agosto. Nos dias 25 e 26, também na colônia de férias da Federação foram realizados dois encontros paralelos: o de Assessores de Comunicação e de Advogados Trabalhistas que atuam no setor da saúde.

Fonte: Domma Comunicação Integrada - Fotos: Ari Ferreira"