Órgãos públicos ignoram símbolo do Mercosul

27/08/2010

Santa Bárbara do Sul chama atenção por cumprir lei e hastear a bandeira que representa o Cone Sul

Por cumprir uma lei federal, o município de Santa Bárbara do Sul, no Noroeste, tem chamado a atenção na região. Esta semana, a bandeira do Mercosul passou a ser hasteada junto à Bandeira do Brasil, a do Rio Grande do Sul e a do município.

Uma lei federal assinada em dezembro passado determina que o hasteamento da bandeira do Mercosul é obrigatório em órgãos públicos, como prefeituras, câmaras, assembleias e palácios de governo. A lei passou a vigorar em fevereiro deste ano, 45 dias após sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, poucos cumprem a regra. Na Assembleia Legislativa gaúcha o pavilhão passou a ser hasteado somente ontem à noite. No Palácio Piratini, a bandeira ainda não está sendo hasteada.

- Na Europa, a bandeira da União Europeia é vista com frequência. Acreditamos que por aqui possamos seguir o exemplo - diz o prefeito de Santa Bárbara, Mário Filho.

Ele pagou entre R$ 300 e R$ 980 pelos estandartes, sendo que o mais caro, em veludo, foi instalado na prefeitura.

Uma empresa de Lajeado está lucrando com a exigência, e já conseguiu vender cerca de 200 unidades.

Com mais uma bandeira, muitos locais estão tendo de adaptar-se à lei. Em São Borja, já há uma no gabinete do prefeito, e outra será instalada a partir de segunda em frente à prefeitura.

A Câmara de Vereadores da Capital se orgulha de ter sido uma das primeiras a cumprir a lei, exibindo o símbolo - que custou R$ 1.250 - desde fevereiro, segundo o presidente Nelcir Tessaro (PTB).

Fonte: Jornal Zero Hora