UGT mobiliza centrais e governos em torno dos trabalhadores imigrantes

12/08/2010

Amanhã, 13 de agosto, a UGT e demais centrais brasileiras dão continuidade ao projeto Imigrantes brasileiros no Paraguai e Imigrantes paraguaios no Brasil, e junto com a CSA, a Confederação Sindical das Américas, prepara o documento que apresentará nos dias 17 e 18 em Brasília, no Conselho de Imigração em Brasília, onde é representada por Valdir Vicente.

A UGT organiza uma ampla campanha de apoio aos imigrantes, sejam brasileiros nos países latino-americanos e no resto do mundo. Sejam os imigrantes que chegam ao nosso pais em busca de sobrevivência.

Com a economia globalizada, os trabalhadores do mundo todo têm que cada vez mais se unir para buscar solidariedade, acabar com os abusos cometidos com imigrantes ilegais e buscar dignidade não apenas para os brasileiros que vão buscar sua sobrevivência no Exterior, mas também para ajudar os companheiros que chegam no Brasil em busca de uma oportunidade", afirma Valdir Vicente.

Um dos temas a serem discutidos é a recente criação da Casa do Trabalhador Imigrante Brasileiro em Hamamatsucho, no Japão. "Com a crise mundial, muitos trabalhadores brasileiros que vivem no Japão, perderam o emprego e as moradias e foram jogados nas ruas", afirma Valdir Vicente.

Segundo ele, a UGT vai acompanhar a situação de perto e pressionar o governo brasileiro para atuar no resgate dos brasileiros que se encontrem em dificuldades e sem condições de retornar ao Brasil. (Marco Roza)"