UGT participa de Encontro de Comunicadores no Paraguai

06/08/2010

Tendo como objetivo avaliar e reestruturar o plano de ação da CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas), será realizado nos dias 9 e 10 do corrente (segunda e terça-feira) o Encontro de Comunicadores Sindicais das Américas. A UGT (União Geral dos Trabalhadores) confirmou presença através do seu Coordenador de Imprensa, o jornalista Mauro Ramos. O evento será realizado no Los Alpes Santa Teresa Apart Hotel, de Assunção, Paraguai e contará ainda com as presenças de representantes das centrais sindicais da Argentina, Colômbia e Peru.

A participação de Mauro Ramos está prevista para segunda-feira (9) entre 14 e 18h quando falará sobre as ações da UGT no Brasil. Ramos viajou para a capital paraguaia munido de farto material em vídeo e impresso para ilustrar o seu pronunciamento que consistirá numa síntese da fundação da UGT passando pelas suas principais ações na área do sindicalismo sindical brasileiro, como o Primeiro de Maio Unificado, as propostas entregues ao presidente Lula para o Brasil superar a crise econômica internacional e os diversos seminários promovidos nos últimos anos, como o de Comunicações e o comemorativo aos 100 anos de sindicalismo brasileiro.

O encontro será dividido em quatro segmentos. O primeiro terá um balanço geral do plano de comunicação da CSA adotado em 2009 e a apresentação do plano adotado no biênio 2010-2012. A seguir haverá reunião de articulação da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente. A terceira faze terá a discussão sobre a criação uma rede de comunicadores sindicais das Américas. A última parte contará com a apresentação da proposta para a conferência sindical sobre a democratização dos meios de comunicações. A abertura do encontro será feita pelo Secretário Geral da CSA, Victor Báez Mosqueira.

A programação completa é a seguinte:

Dia 9 - 9h30 Instalação do encontro e apresentação dos participantes.

Das 9 às 11h

- Apresentação das conclusões do trabalho de comunicação realizado nos dias 10 e 11 de junho de 2009.

- Apresentação das ações da CSA em comunicação.

- Debate (realidades nacionais e regionais).

Das 11h15 às 13h - Plano de Ação 2.010-2012

- Apresentação do plano de ação 2010-2012, aprovado no Conselho Executivo da CSA.

- Alternativas para melhorar a coordenação sindical em comunicações. (Omar Ricón, Centro de Competência em Comunicação para América Latina

- C3FES).

Das 14 às 18h - Criação de uma rede de comunicadores sindicais das Américas.

- A experiência da Coordenadoria de Centrais Sindicais Andinas - CCSA (Maria del Pilar Sáenz Francisco Maltés).

- A experiência da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS - Marianao Vázquez).

- Ações da CUT no Brasil (Leonardo Severo).

- Ações da UGT no Brasil (Mauro Ramos).

- Formação de um plano de ação para o funcionamento da rede.

DIA 10

Das 9 às 11h - Articulação e preparação da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente 2010.

- Ações da JMTD em 2009.

- Apresentação de proposta e discussão de ações para a JMTD-2010.

Das 11h15 às 13h - Apresentação da proposta para a Conferencia Sindical sobre Democratização dos meios de Comunicação.

- As Rádios Comunitárias e o acesso aos meios de comunicações (Maria Pia Matta - Associação Mundial de Rádios Comunitárias - AMARC-ALC).

- Assuntos chaves para pensar a respeito dos meios de comunicação do sindicalismo (Omar Rincón - C3FES).

- Debates.

Das 14 às 16h - A Conferência Sindical sobre Democratização dos meios de comunicação.

- Informes de participantes sobre questão dos meios de comunicações a nível nacional (Argentina, Colômbia, Brasil, Paraguai e Perú).

Das 16h15 às 17h30 - A Conferência Sindical sobre Democratização dos meios de comunicações.

- Proposta geral para a elaboração do programa, contendo cronograma de ações dos participantes.

Das 17h30 às 18h

Encerramento do Encontro (Victor Báez Mosqueira)

OBS. No dia 11, das 9 às 12h será realizada a reunião de comunicação da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS).