Ricardo Mansur paga trabalhadores com cheques sem fundos

05/08/2010

O SER (Sindicato dos Empregados Rurais), de Ribeirão Preto está denunciando o empresário Ricardo Mansur pelo não pagamento de salários aos 900 trabalhadores da Usina Galo Bravo, do Município e, quando o fez, foi com cheques sem fundos. A nota oficial assinada pelo presidente Silvio Donizetti Palviqueres diz que Mansur gerenciou a usina por nove meses com promessas de aplicar novos investimentos, o que não ocorreu.

Nos primeiros meses chegou até a saldar salários atrasados, mas a partir do início deste ano voltou ao que era e, inclusive, as folhas de pagamentos referentes aos salários de abril e maio foram pagas com cheques sem fundos, deixando os trabalhadores rurais em situação difícil, muitos deles sem ter sequer o que comer. Muitos ficaram com nomes sujos na praça e outros correm o risco de serem despejados de seus imóveis pela falta de pagamento dos aluguéis", diz trecho do documento.

"Os antigos donos da Usina Galo Bravo cassaram a procuração que Ricardo Mansur possuía para gerenciar a empresa, mas isso não resolve o problema porque eles não tem recursos suficientes para pagar os funcionários", diz o presidente do SER, na Nota Oficial. Diante disso foi feita denúncia ao Ministério Público do Trabalho e a usina foi condenada a pagar todos os direitos trabalhistas num prazo de 10 dias. Só que os antigos donos, da família Balbo, já disseram que não tem como cumprir a decisão da Justiça por falta de recursos financeiros.

Diante de tal situação, Silvio Donizetti Palviqueres diz que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão Preto, que tem abrangência também aos municípios de Dumont, Guatapará e Luiz Antônio, não sabe a quem recorrer para resolver essa questão. Uma medida paliativa foi lançar campanha para a arrecadação de alimentos a serem doados aos trabalhadores rurais. Quem puder colaborar com qualquer ajuda pode enviar para a sede do sindicato que fica na rua Sete de Setembro, 151, Centro, Ribeirão Preto. O telefone é (16) 3610-9968.

Arlindo Ribeiro"