UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Aposentados da CESP protestam contra aumento de plano de saúde


20/07/2010



20/07/2010

Cerca de 400 aposentados e pensionistas da CESP (Companhia Enérgica de São Paulo) se reuniram nesta terça-feira (20) em frente à sede da companhia para manifestar repúdio à proposta de aumento abusivo do plano de saúde administrado pela Fundação CESP e apoiar a negociação de entidades representativas para diminuir o valor do reajuste.

O presidente do Sindiapi-UGT (Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT), Edmundo Benedetti, disse que os aumentos propostos podiam chegar até 200% e que esses valores são absurdos. Dessa forma, representantes de sindicatos e associações dos aposentados pressionaram a Fundação para discutir alternativas de reestruturação dos planos de saúde especiais (PES).

Na segunda-feira (19) o Conselho Deliberativo da Fundação CESP se reuniu com esses representantes e decidiu suspender o aumento abusivo. Foi fixado um reajuste linear de 39,2%, o mínimo para garantir a continuidade do serviço.

Além disso, os aposentados e pensionistas exigiram transparência e responsabilidade por parte dos conselheiros da CESP. Para isso, foi firmado um acordo no qual 4 representantes dos aposentados, que ainda serão escolhidos, vão fiscalizar as contas do PES. Trata-se do Conselho de Acompanhamento, que irá divulgar todos os números do plano de saúde a cada 60 dias.

Para Canindé Pegado, secretário geral da UGT, os companheiros de cabelos brancos não devem parar de lutar". Ele completou dizendo que o dia foi histórico, pois o ato organizado pela Associação dos Aposentados da Fundação CESP colocou um ponto final nos aumentos abusivos do PES.

Ao final da manifestação, Edmundo Benedetti
Eduardo Annunciato (Chicão), presidente da Fenatema
e Carlos Reis (Carlão), presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, assinaram um documento com as seguintes clausulas:

1 - A diretoria da Fundação CESP deverá solicitar ao Conselho Deliberativo a suspensão da reestruturação conforme proposta aprovada anteriormente pelo mesmo

2 - Fica aprovado pelo grupo o encaminhamento ao Conselho Deliberativo do pedido de reajuste linear de 39.2% nas mensalidades dos atuais planos (Global Apartamento, Essencial Apartamento, Essencial Quarto e Essencial Quarto com Desconto), dentro da atual estrutura de 7 faixas etárias e mantendo os subsídios de renda, vigorando a partir de agosto/2010, com início de vigência a partir de 01/09/2010, até o próximo período legal de reajuste - agosto/2011

3 - O Conselho Deliberativo deverá permitir a formação de um grupo de estudo para em conjunto com a Fundação CESP reavaliar o futuro do PES e possíveis alternativas de manutenção do plano. Esse grupo será constituído para este fim em específico e será composto por 2 representantes de cada uma das entidades que assinaram o acordo

4 - As entidades aqui presentes se comprometem que não promoverão ações judiciais coletivas de qualquer natureza contestando o reajuste acima solicitado, bem como de qualquer outra questão técnica/financeira

5 - Havendo a aprovação de tal proposta pelo Conselho Deliberativo, fica a Fundação CESP responsável por contatar todos os participantes que solicitaram cancelamento de suas inscrições do plano de saúde PES."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.