Serviço on line de cadastro de vagas aumenta a empregabilidade

14/07/2010

Em funcionamento desde junho, como posto informatizado de atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a trabalhadores e empregadores, a Central de Apoio ao Trabalhador do Rio de Janeiro (CAT - RJ) tem recebido uma média diária de 350 visitas. A expectativa é de que esse número suba para 1.000. O trabalhador faz a inscrição pelo sistema on line e as buscas são cadastradas, o que possibilita a Central fazer a triagem entre empregador e empregado, além de facilitar a vida de quem procura pelas vagas ou pelos candidatos. Os atendentes levam em torno de 15 a 18 minutos para efetuar o cadastro e orientam os trabalhadores a fazer a pesquisa de busca pela internet", conta Maria Luiza Espincho, supervisora de atendimento ao trabalhador da Central.

O papel da CAT-RJ é cuidar da empregabilidade. Estuda os perfis, encaminha o candidato até a empresa mais adequada. Caso o mesmo não é contratado, um monitoramento ainda é mantido, até que a pessoa consiga se adequar em alguma vaga. "No momento, a maioria das vagas do painel é para trabalho formal em nível médio e fundamental", ressalta a supervisora. Os candidatos com nível superior, ainda encontram dificuldades empregatícias, mas a proposta do Ministério é trabalhar com carteira assinada para todos os trabalhadores. Dentro da seleção de vagas, há duas pessoas que acompanham o resultado. O empregador pode ministrar a vaga, cadastrá-la via web e ele mesmo dá o retorno pela internet.

O trabalhador pode ser encaminhado para mais de uma empresa e selecionar pela própria internet as vagas de interesse. "Muitas vezes o candidato desiste da vaga que apareceu, mas o posto de atendimento também o acompanha neste processo, orientando se vale à pena persistir na vaga, que muitas vezes pode ser boa e trazer crescimento e beneficio", enfatiza Ma ria Luiza. Entre as orientações dadas pela CAT para ingressar no mercado de trabalho, estão ocupação e cuidados necessários de comportamento na hora de uma entrevista. Espera-se que a partir do ano que vem, aumentem os postos de ajuda ao trabalhador via web.

Através de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Sindicato dos Alfaiates e Costureiras do Rio de Janeiro (SOAC), a sede é aberta a todos os interessados, mesmo desvinculados à categoria. A CAT - RJ é o primeiro posto do SINE a operar no estado do Rio a versão on line do Sistema Integrado de Gestão das Ações de Emprego (SIGAE WEB).

O site da CAT-RJ (www.catrj.org.br) ainda está em construção, mas quem procura pelo posto, recebe um login e senha para ter acesso ao site do SIGAE: http://sigaeweb.mte.gov.br/trabalhador. As empresas interessadas em divulgar suas vagas podem postar no endereço: http://sigaeweb.mte.gov.br/empregador"