Escola Dieese oferecerá cursos superiores a dirigentes sindicais

11/06/2010

Educação, educação e educação. Precisamos insistir na formação educacional para podermos transformar a sociedade. A criação de um curso superior para formar 'cientistas do trabalho' só reforça o que a UGT defende: a aproximação cada vez maior entre o trabalhador e o mundo acadêmico", destacou Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores- UGT, sobre a assinatura da concessão ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicas - Dieese, nesta quarta, 9, pelo Governo Federal, de um prédio em São Paulo como sede da Escola Dieese de Ciências do Trabalho. A escola oferecerá cursos de graduação e pós-graduação, além de disciplinas de especialização para dirigentes sindicais.

Há duas semanas, o Dieese obteve a liberação do Ministério da Educação - MEC - para abrir uma escola de ensino superior. Segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lucio, esta é a oportunidade, inclusive, que permitirá a profissionais de diversas áreas se especializarem na questão do trabalho.

O Dieese aguarda agora a liberação do MEC para poder lançar o primeiro curso, coroando um processo iniciado em 2007. Além de técnicos do órgão, professores serão contratados e outros convidados a ministrar aulas. Com um investimento já incluído no orçamento de 2010 da ordem de R$ 25,3 milhões, a previsão é iniciar os trabalhos em julho do ano que vem. A escola deverá ser mantida através de repasses recebidos pelo Dieese das centrais sindicais. "