Presidente da UGT participa de seminário sobre o Banco Central

28/04/2010

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, participa nesta sexta-feira (30), às 14 horas, no auditório da Fecomercio, em São Paulo, do debate Banco Central
função de Estado, autonomia e controle social". A mesa integra o Seminário "Regulamentação do Artigo 192 da Constituição Federal: Sistema Financeiro Cidadão".

Organizado pelo Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o evento inicia nesta quinta feira pela manhã com uma apresentação do presidente do Ipea, Márcio Pochmmann.

Patah avalia que, ao colher subsídios para a formulação de um Projeto de Lei Complementar que regulamente o artigo 192, o Sinal está contribuindo para o fortalecimento da democracia participativa, ao mesmo tempo em que eleva o protagonismo da classe trabalhadora. "Temos uma identidade comum ao analisarmos que o sistema financeiro deve servir cada vez mais como alavanca para uma afirmação de um ciclo virtuoso do desenvolvimento nacional, fortalecendo a produção e a geração de empregos", sublinhou o presidente da UGT.

Conforme o presidente do Sinal, Sérgio da Luz Belsito, está sendo feita uma ampla consulta junto a parlamentares, sindicatos, funcionários públicos, entidades civis de defesa do consumidor, representantes dos setores produtivos e acadêmicos "para construir uma proposta com amplo apoio social".

O diretor de Estudos Técnicos do Sinal, Eduardo Stalin, informou que já confirmaram participação no seminário dirigentes das confederações empresariais da Indústria, Agricultura e Comércio, Ministério Público Federal, centrais sindicais, além de acadêmicos, como o professor Luiz Gonzaga Belluzzo, parlamentares e o próprio presidente do Banco Central, Henrique Meirelles."