Normalização do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho é debatido na UGT

19/04/2010

Na quarta-feira (dia 14) os Membros do Comitê da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reuniram-se no auditório da União Geral dos Trabalhadores (UGT) juntamente com alguns representantes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) para debateram sobre a normalização do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho.

Esta norma atenderá a preocupação de todo o movimento sindical em alcançar e evidenciar um sólido sistema de controle dos respectivos riscos de natureza ocupacional, consistente com a política e objetivos da saúde e segurança no trabalho.

No encontro o comitê elucidou a importância de ser colocada em prática esta norma e a grande responsabilidade que os empregadores têm na questão da identificação, avaliação e controle de riscos no ambiente de trabalho.

Na reunião os membros mencionaram que a existência de uma norma de sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho ajudará na luta pela preservação da vida e saúde dos trabalhadores.

Conforme o Diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Engenheiro Leonídio Ribeiro, acreditamos que até o final deste 1º semestre, será publicada a 1ª parte da norma - Requisitos. Quanto a 2ª parte da norma Implementação, em função do aprendizado de todos os profissionais que colaboraram na construção da 1ª parte, acredito que até o final do ano será colocado a 2ª parte para consulta pública. Nesta oportunidade, quero muito agradecer em nome de todos que constituem a Comissão, a ABNT por estar proporcionando debates de alto nível, mostrando que a mesma está não somente interessada em gerar normas que atingem o produto, mas também normas que possam gerar qualidade e mesmo excelência nos postos de trabalho, onde estão sendo fabricados o produto com objetivo maior de efetivar a qualidade de vida do trabalhador. Enfim, a excelência do binômio trabalhador X produto é indissociável.

Esperamos que a partir do 2º semestre, o mundo do trabalho e, em especial, do prevencionista, fique emoldurado por uma nova sigla que passará a ser muito discutida e presente em todos os momentos da SST: P.E.V.A = Planejar, Executar, Verificar, Agir.

Logo que tivemos o texto final, prometo encaminhar para a UGT o texto para publicação, com os comentários devidos.

Esperamos que a UGT por meio da sua pessoa continue a participar da Comissão para trazer a visão do trabalhador.