DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 07 DE ABRIL

07/04/2010

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Este dia foi criado e fundamentado no nosso direito, o direito de todos os cidadãos à saúde e também na obrigação do estado na promoção da saúde. Quantos desafios.

Ter este dia para abordarmos um tema tão importante - SAÙDE - nos faz refletir na pouca importância dispensada ao tema: pelas pessoas em geral
pelos políticos e também pelo movimento sindical brasileiro.

Este ano o Dia Mundial da Saúde se comemora sob o lema Urbanização e Saúde". O tema escolhido oferece uma oportunidade de reflexão e maior conscientização nacional sobre o impacto das atuais políticas do Governo sobre alguns fatores que determinam a saúde e o bem-estar da população.

Não basta só falar e consagrar um dia para lembrarmos de como é fundamental a nossa saúde, e de como muitas vezes, o descaso do Poder Público com quem necessita de atendimentos básicos de saúde, evidencia a incapacidade de mobilização e luta para o cumprimento de um dever constitucional e direito social de todos os cidadãos. Infelizmente, a realidade nos mostra que o Estado não esta preparado para atender os cidadãos que dependem de tratamentos médicos como única possibilidade de manutenção da vida.

Gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir, constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição econômica ou social. Mas, uma coisa é proclamar esse direito, outra é desfrutá-lo efetivamente.

A saúde de todos os povos é essencial para conseguir a paz e a segurança e depende da mais estreita cooperação dos indivíduos e dos Estados, e aí enfatizamos a importância do movimento sindical.

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade, portanto, chamo a atenção para as dores causadas pelos adoecimentos e acidentes de trabalho, suas implicações e complicações na vida de todo um conjunto de cidadãos. Na dor de um chefe de família ao ser impossibilitado de trabalhar
mutilado, cerceado, humilhado, muitas vezes para toda a vida futura, a dor de estar sem sua saúde.

Neste dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, o movimento sindical precisa redobrar a atenção para a saúde dos trabalhadores.

Devemos ter como bandeira de luta a ampliação da cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho
fortalecimento das políticas publicas neste campo
reforçar o dialogo social entre empregadores e trabalhadores
melhorias ambientais no trabalho
mais qualidade de vida a todos, entre outros.

Uma das principais formas de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade.

Cleonice Caetano Souza

Secretária Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho

Saúde Brasil 2008

O "Saúde Brasil 2008" apresenta uma análise sobre a trajetória das políticas, programas e ações de saúde, bem como da situação de saúde da população brasileira ao longo dos 20 anos da criação do Sistema Único de Saúde
enfatizando temas como: determinantes sociais em saúde, políticas de atenção a saúde, mortalidade infantil, transição nutricional, acidentes e violências, além de outros temas.

Esta publicação anual sobre a situação de saúde no país é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que para a elaboração desta edição, contou com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Acesse o site da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para ver esta publicação.

"