UGT defende a unidade dos comerciários no Sul

31/03/2010

Durante abertura do Seminário dos Comerciários da Região Sul, que está sendo realizado pela FECEP (Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná), o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, destacou a importância da unidade da categoria dos comerciários da região sul.

Essa união é extremamente positiva para continuarmos a luta pela regulamentação da categoria, e também para obtenção de melhores conquistas salariais nas negociações coletivas com as grandes redes, assegurando maiores ganhos para os trabalhadores.", afirmou Patah durante a solenidade de abertura do seminário.

Promovido pela FECEP, está é a primeira vez que o encontro conta com a participação de sindicatos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. "A Fecep anualmente faz um Encontro dos comerciários. Nesse ano ampliamos a participação no evento com a presença de três estados. Com isso, buscamos a troca de informações e propostas de melhorias dos direitos dos trabalhadores e suas condições de vida", informou o presidente da FECEP, Vicente da Silva.

O presidente da UGT, Ricardo Patah, enfatizou também a defesa da campanha pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas sem redução salarial e condenou a criação de sindicatos com o objetivo de dividir a base e enfraquecer a categoria. "O surgimento da UGT, central majoritariamente formada por sindicatos representativos dos trabalhadores do comércio e serviços, veio dar ao sindicalismo comerciário capacidade de realmente se fazer ouvir no cenário nacional", afirmou Patah.

A programação do seminário, que se encerra na próxima sexta, dia 26, prevê a discussão dos seguintes temas:a Regulamentação da profissão comerciária, Projetos em tramitação no congresso nacional de interesse dos trabalhadores, Implantação da fiscalização do ponto eletrônico nas empresas, Check-out dos caixas de supermercados (funcionários que trabalham em condições precárias nos supermercados), Cartilhas explicativas sobre check-out e Negociação coletiva.

O encontro esta sendo realizado na Colônia de Férias dos Comerciários do Paraná, localizado na (Rua Réo Benet, s/n.º - Praia de Brejatuba - Jardim Estoril - Guaratuba - PR). "