Cultura com Juca é Trabalho & Renda

26/03/2010

Secretaria de Divulgação e Comunicação da UGT

O Ministro Juca Ferreira, primeiro como Secretário Executivo de Gilberto Gil e há três anos como Ministro defende e age na direção que a Cultura assuma o papel de agente econômico. Defende que seja encarando como de fato é no chamado primeiro mundo: O principal item de exportação, como é hoje nos Estados Unidos.

Em recente entrevista ao Brasil Econômico (20 de março de 2010) o Ministro que é Sociólogo e Ambientalista, explica esse tema é sua batalha no Ministério. O Banco Mundial estima que a economia criativa responda por 8.5 trilhões de dólares na escala mundial. O MINC quando Lula foi empossado respondia por 0,2% do orçamento da união, esse ano será de 1%. Esses 1% é o mínimo considerado pelas Nações Unidas. Mas ele diz que o ideal seria 2.5%.

Suas iniciativas são inúmeras. A mais conhecida é o Vale Cultura que vai permitir o acesso ao universo geral da cultura a todos que trabalham. Mais de 90% das cidades brasileiras não têm cinemas e só 17% dos brasileiros compram livros. O investimento público, portanto, busca desenvolver oportunidades. E permite que a Cultura ande com suas próprias pernas, potencializando os empreendedores culturais.

Nascido na Bahia, Juca ferreira de militância política na chamada Geração 68 tendo vivido clandestinamente foi preso em 1970, viveu nove anos exilado no Chile, Suécia e França. Voltando ao Brasil na anistia em 1979, desenvolveu o Projeto Axé, de arte-educação de jovens em situação de risco. Foi vereador por dois mandatos em Salvador e também Secretário de Meio Ambiente da mesma cidade, capital da Bahia. Filiado há 22 anos no Partido Verde, se licenciou da legenda para continuar no Governo.