Sincomerciários de Itapeva fecha CCT para comerciários do varejo

10/02/2021

Reajuste salarial de 2,94% beneficia trabalhadores de 14 cidades da sua base territorial

O Sindicato dos Comerciários de Itapeva (SP) fechou com o patronal Sincomércio a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do comércio varejista em geral (lojas) da região de Itapeva. O documento, assinado na segunda-feira, 8 de fevereiro, define o reajuste salarial da categoria em 2,94%.

Serão contemplados os comerciários das cidades de Apiaí, Barra do Chapéu, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itapeva, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande e Taquarivaí.

De acordo com o Sincomerciários, o aumento deve ocorrer a partir de fevereiro mais o pagamento de abono, substituindo as diferenças. “Com esse percentual, os comerciários terão a reposição inflacionária do período entre setembro de 2019 e agosto de 2020”, destaca o Sindicato presidido por Marcelo Nunes de Castro.

Conforme a entidade, na negociação foi levado em consideração a atual situação do país, em virtude da crise ocasionada pela pandemia da Covid-19.

Abono

Comerciários contratados antes do dia 1 de setembro de 2020 devem receber um abono, em até 6 parcelas consecutivas, a partir do pagamento referente a fevereiro de 2021. O valor é determinado pelo porte e a quantidade de funcionários da empresa, conforme tabela postada no final deste texto.

Diferenças salariais

Segundo o sindicato, a pagamento do abono substitui os cálculos das diferenças salariais (pelo atraso da negociação) do período entre setembro de 2020 e janeiro de 2021.

Gêneros alimentícios

O Sincomerciários destaca que essa CCT não engloba as empresas de gêneros alimentícios (açougues, mercearias, minimercados, mercados, supermercados, hipermercados, conveniências, adegas e similares).

Demais categorias

A CCT 2020 para o comércio varejista das demais cidades da base territorial do Sindicato permanece em negociação, assim como das categorias do comércio atacadista e dos patronais: Sindiflores, Sindiauto, Sincopeças, Sincoeletrico, Sindióptica, Sindisider, Sicap e Sicop.

TABELA DO ABONO

Porte e quantidade de funcionários

Valor total do abono

- Empresas não enquadradas no “Simples Nacional” ou com mais de 35 empregados vinculados

R$250,00

- Microempresas (ME’s) que tenham entre 11 a 35 empregados vinculados e Empresas de Pequeno Porte (EPP’s) com até 35 funcionários vinculados, ambas enquadradas no “Simples Nacional”

R$200,00

- Microempresas (ME’s) enquadradas no “Simples Nacional” com até 10 empregados vinculados

R$180,00

“As empresas que já concederam antecipação do reajuste entre setembro de 2020 e janeiro de 2021 poderão descontar o valor antecipado do abono”, informa o Sincomerciários.