Em primeira reunião do ano, centrais sindicais priorizam vacinação para que o Brasil retome a economia

06/01/2021

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, nesta terça-feira (05), da primeira reunião unitária das centrais sindicais em 2021. O encontro reuniu representantes da CSB, CTB, CUT, Força Sindical e Nova Central.

Os dirigentes avaliaram que a crise, econômica e sanitária, que o Brasil está passando é extremamente grave, que o País tem um governo federal incapaz na administração de tal situação, porém o movimento sindical deve estar preparado para ajudar, no que for preciso, para que a nação brasileira supere esta adversidade. “Apesar de termos uma posição contrária ao governo, é preciso que o movimento sindical esteja pronto a ajudar o Brasil a vencer essa crise. Hoje nossa luta é pela vida e pelo emprego”, explicou Ricardo Patah, presidente Nacional da UGT.

Segundo os sindicalistas, não haverá retomada da economia sem vacinação, enquanto isso, é fundamental que a população continue mantendo as medidas de proteção como distanciamento, uso de máscaras e evitar aglomerações.

Em relação ao governo, os dirigentes defenderam que é preciso dar continuidade às políticas públicas de proteção social e econômica como enfrentamento à Covid-19, tais como:  manter o auxílio emergencial e o programa que preservou empregos e renda, via suspensão dos contratos.

As centrais sindicais enviaram ofícios aos candidatos a presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi e Artur Lira, solicitando uma reunião para apresentar a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora para o Brasil enfrentar essa gravíssima crise sanitária e econômica.