Banco Central Mundial’ deve lançar moeda digital

06/01/2021

Responsável pela supervisão de 55 bancos centrais do mundo e denominado de “banco central mundial”, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) anunciou que pretende lançar uma moeda digital própria, em parceria com o Banco Nacional Suíço (SNB), até o final deste ano, segundo informações da Exame. O Brasil é supervisionado pela instituição.

De acordo com Benoit Coeuré, diretor do hub de inovações do BIS, a emissão de um CBDC (Central Bank Digital Currency – moeda digital emitida por bancos centrais) de atacado abrirá o caminho para experimentos no desenvolvimento de um CBDC de varejo, que pode incluir interligações com sistemas de pagamento existentes, APIs para distribuição, trilhas de identidade digital, monitoramento de compliance, segurança cibernética e combate a fraudes.

Com essa decisão, o BIS estará seguindo uma forte tendência de mercado: as CBDCs (sigla para “Central Bank Digital Currencies”), moedas digitais emitidas por bancos centrais, têm ganhado força ao redor do mundo. O maior exemplo disso é yuan digital, moeda digital chinesa.

Fonte: Isto é/ Revista CNC

Diretoria Executiva da CONTEC