UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

PROCON ABRE PROCESSO CONTRA BANCOS POR CONSIGNADO FEITO SEM AVAL DE APOSENTADO


05/01/2021

O Procon-MS abriu processo administrativo contra três bancos pela prática de realizar empréstimos consignados irregulares a aposentados, sem o consentimento deles. Na negociação abusiva, os lesados ainda encontram dificuldade para tentar reverter os descontos.

 

A última notificação de abertura de processo administrativo foi enviada ao Banco C6 Consignados S.A (Fica), solicitando que a instituição justifique os descontos sem permissão. Os bancos Panamericanos S.A e Itaú Consignado também foram notificados.

 

O Procon não informou quantas reclamações foram recebidas.

 

“São práticas desleais e abusivas, uma vez que a organização se prevalece da fraqueza ou ignorância das vítimas por várias razões (idade, saúde debilitada, desconhecimento ou condição social) que  não foram observadas pelo Banco C6 Consignados S.A. (Ficsa)”, diz o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão.

 

A notificação informa a abertura do processo administrativo estabelecendo prazo, improrrogável,  de dez dias  corridos  a contar da data de recebimento do aviso. As instituições devem informar o número de contratações, de  reclamações formalizadas diretamente ao banco, medidas adotadas para solução da questão, a maneira que obtêm as informações da vítimas e, ainda, a  quantidade e identificação das empresas prepostas em Mato Grosso do Sul.

 

Em nota, as assessorias das instituições responderam à reportagem: o Itaú Unibanco disse que respeita o consumidor, observando as necessidades do cliente, estando à disposição para prestar os devidos esclarecimentos; o Banco Pan esclareceu que tem adotado medidas para melhorar e modernizar o mercado, implementando medidas punitivas e de mobilização da autorregulação do crédito consignado; o C6 Consign diz que está apurando práticas abusivas de correspondente bancários, que não são funcionários da instituição ou prestadores de serviços exclusivos e adotará as medidas cabíveis. 

 

Fonte: Campo Grande News




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.