Sinttel-SC: Realizada primeira rodada de negociação para reajuste do Piso

10/12/2020

Sem índices de inflação definidos, primeiro encontro serviu para exposição de conjuntura e expectativas para 2021

A primeira rodada de negociações para definir o índice de reajuste do Piso Salarial Estadual em 2021, foi realizada ontem, 09/12. Os empresários não apresentaram nenhuma contraproposta à pauta entregue pelos trabalhadores, preferindo aguardar os índices do INPC acumulado e do reajuste do Salário Mínimo. A próxima rodada está marcada para 20 de janeiro.

A reivindicação dos trabalhadores, de equiparação ao piso salarial do Paraná, foi defendida pelo economista do DIEESE José Álvaro Cardoso, que lembrou que a negociação é feita sobre os salários mais baixos e que o processo de empobrecimento sofrido pela classe trabalhadora neste período é o maior já registrado no Brasil, desde que se têm dados. Para José Álvaro, o auxílio emergencial de R$ 600,00 foi um exemplo de como os menores valores, distribuído entre a camada mais pobre da população, pode movimentar a economia.