UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

A FORMAÇÃO E A LUTA SINDICAL NA ATUALIDADE


24/11/2020

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), através da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical, tem apostado na formação dos seus dirigentes sindicais como importante frente de luta contra os ataques do governo federal que, através de sua política neoliberal, tem causado o avanço do desemprego, os baixos salários, perda de direitos essenciais, enfim, a mais profunda precarização na relação capital e trabalho já existente nas últimas décadas.

 

Durante essa semana (de 23 a 27), a UGT, em parceria com o SOLIDARITY CENTER / AFL-CIO, realizará o 2º Módulo do Curso de Formação Político Sindical, online, das 10 às 12 horas, com a participação de sindicalistas e trabalhadores de vários estados do nordeste, onde serão abordados temas como: Organização Sindical na atualidade e Panorama das negociações coletivas em 2020; Negociação Coletiva com Cláusulas Inclusivas, como, por exemplo, Desenvolvimento Sustentável; Gênero, Raça e Juventude; Direitos Humanos e Sindicais; Trabalhador Migrante; Recomendações do Ministério Público do Trabalhopara assegurar que empresas, sindicatos e órgãos públicos forneçam um trabalho de qualidade para os(as) trabalhadores(as) que estão no modelo home office e teletrabalho, entre outros temas.

 

Durante a abertura do curso, Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, abordou a importância da realização do evento nesse momento de tanto sofrimento para os trabalhadores e trabalhadoras e acentuou que o sindicato é o instrumento mais poderoso para preservar e ampliar as conquistas e direitos.

 

Chiquinho Pereira, Secretário de Formação e Organização Político-sindical reforçou a formação como uma importante arma que as trabalhadoras e trabalhadores podem usar contra as ofensivas dos patrões e do governo. O sindicalista destacou, também, a crise da saúde provocada pelo alarmante índice de contaminação da Covid 19, doença que já tirou a vida de mais de 169 mil brasileiros e a profunda crise econômica que, além de impedir o crescimento estrutural do Brasil, tem contribuído para o aumento do desemprego.

 

O professor Erledes Silveira, coordenador executivo da Secretaria de Formação e os representantes do Solidarity Center/AFL-CIO, Laura Tompkins e Gustavo Garcia ressaltaram a questão da formação como instrumento necessário para o fortalecimento das entidades sindicais em todo o mundo, em especial em países como o nosso, onde os governos têm apostado em retirar direitos e pouco têm se debruçado em encontrar saídas para resolver a crise da economia.

 

Em suas falas, os dirigentes das UGT’s estaduais e de inúmeros sindicatos do nordeste apontaram que, apesar da drástica realidade, os sindicatos têm conseguido manter o número de associados e, em muitos deles, até houve ampliação. As maiores dificuldades estão nas negociações coletivas, onde os patrões insistem em retirar direitos essenciais e, principalmente, na relação com a Justiça do Trabalho, a qual tem insistido em resultados onde os trabalhadores devem aceitar as migalhas que lhes são oferecidas pelas empresas, apresentando como argumento a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

 

Hoje (24/11), será abordado o tema Organização Sindical na atualidade e Panorama das negociações coletivas em 2020 , com a palestra de Clemente Ganz Lúcio, Sociólogo, assessor técnico das Centrais Sindicais, professor e ex-diretor técnico do DIEESE. A

Mediadora do debate será aprofessora Marina Silva.

 

Suely Torres

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.