Líderes mundiais: Sindicatos vitais para uma recuperação econômica justa e reconstrução do multilateralismo

11/11/2020

Os sindicatos têm um papel fundamental a desempenhar para garantir que os programas de recuperação da Covid-19 sejam equitativos e para ajudar a reconstruir a cooperação transatlântica entre os EUA e a Europa, de acordo com um webinar da UNI Global Union com o ministro da Economia da Argentina , Martín Guzmán, e o ex-primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, em 9 de novembro.

A discussão de alto nível sobre a garantia de sistemas financeiros sustentáveis ​​foi organizada pela UNI Finance após um discurso anterior do economista ganhador do Prêmio Nobel, Professor Joseph E. Stiglitz, em setembro.

“Recuperação e resiliência são as palavras de ordem em todo o mundo”, disse a secretária-geral da UNI, Christy Hoffman , que moderou o evento. “É claro que devemos fazer o que for necessário para não repetir o crash de 2008 - quando os bancos foram resgatados por bilhões de fundos públicos - mas o próprio público sofreu uma década de austeridade.

“Como sindicatos, devemos garantir que, desta vez, os fundos de recuperação venham com garantia social. Isso significa investir na economia real e dar apoio financeiro a empresas que apoiam os direitos sindicais, a negociação coletiva e os empregos verdes e sustentáveis. ”

O ministro Guzmán, que este ano liderou com sucesso as negociações para reestruturar US $ 65 bilhões da dívida pública da Argentina, destacou a necessidade urgente de reformas estruturais internacionais para ajudar as nações que lutam contra a dívida soberana.

Em muitos casos, disse o ministro, os países simplesmente não conseguem pagar sem comprometer as perspectivas de desenvolvimento dessas sociedades. “Demora muito para lidar com uma crise de dívida soberana e, em muitos casos, a resolução não é profunda o suficiente para ajudar um país em dificuldades”, disse Guzmán.

O ministro também destacou a necessidade de um endividamento responsável, especialmente para países como a Argentina, que têm um longo histórico de instabilidade no que se refere a dívidas e divisas.

Nesse contexto, o ministro disse que um novo projeto de lei apresentado ao parlamento nesta semana significaria que o governo teria que buscar a aprovação do Congresso antes de tomar empréstimos em moeda estrangeira.

“A partir de agora, qualquer programa entre o FMI e a Argentina terá que ter a aprovação do Congresso Nacional para que esse projeto seja aprovado”, disse o ministro.

Na América Latina, a UNI tem uma campanha de apoio aos bancos estatais, e o ministro destacou a importância dos bancos públicos para ajudar a financiar projetos que ajudem a aumentar a produção e a criar empregos. Ele acrescentou que os bancos públicos da Argentina tiveram um papel muito importante na prestação de serviços para ajudar a sociedade a lidar com as consequências da Covid-19. Ele também elogiou o papel dos sindicatos na Argentina em ajudar a manter a estabilidade, empregos e atividade econômica durante a pandemia.

A União Europeia foi rápida em responder à crise do coronavírus, levando apenas quatro meses para chegar a acordo sobre o fundo de recuperação da Next Generation EU de 750 bilhões de euros, disse Enrico Letta, que é decano da Escola de Assuntos Internacionais da Sciences Po em Paris.

Ele disse que a UE aprendeu a lição com o crash de 2008, quando levou quatro anos, em vez de quatro meses, para fornecer um plano de recuperação por meio do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM). O atraso, disse Letta, levou a um "desastre" econômico e social na Europa que aumentou o desemprego e levou a um aumento do populismo.

Ele disse que, desta vez, a UE deu uma resposta revolucionária baseada no pilar social da solidariedade e, ao invés de um país dar dinheiro a outro, a Comissão Europeia levantará os fundos por meio de títulos, com o apoio financeiro sendo distribuído às nações com base de necessidades e não de força.

Ele disse que os sindicatos precisam ter um papel em cada etapa do financiamento da próxima geração da UE, incluindo a implementação e verificações.

Letta saudou o resultado da eleição dos Estados Unidos: “Temos que aproveitar o ímpeto e a oportunidade desta nova era Biden, considerando que ele é alguém que acredita na cooperação multilateral e transatlântica, inclusive a nível financeiro”, disse acrescentando que os europeus e o movimento sindical global pode ser um ator importante para ajudar a melhorar o multilateralismo.

Letta apelou também ao relançamento do G20, o que poderá ter um grande impacto em termos de partilha de regras, melhores práticas e tomada de decisões importantes em matéria fiscal, nomeadamente em relação aos gigantes da tecnologia, a economia paralela e os paraísos fiscais.

“Os sindicatos têm um papel vital a desempenhar para alcançar um setor financeiro duradouro e sustentável e damos as boas-vindas a ambos os palestrantes que destacam a importância do movimento sindical”, disse o chefe de finanças da UNI, Angelo Di Cristo . “Podemos alcançar uma sociedade mais justa, mas apenas se trabalharmos juntos.”

Assista ao webinar aqui no Facebook:  https://fb.watch/1HJRnk3bgP/