Sincomerciários de Itu cassa liminar que garantia trabalho em feriados

10/11/2020

Liminar obtida pelo sindicato patronal autorizava abertura de lojas em feriados em Indaiatuba, mesmo sem fechar CCT

Nesta semana, o Sindicato dos Comerciários de Itu conseguiu na Justiça a cassação de uma liminar obtida pelo patronal SindiVarejista, que autorizava a abertura de lojas na cidade de Indaiatuba em feriados, mesmo sem a consolidação da Convenção Coletiva de Trabalho vigente e que segue indefinida.

Com a decisão, no feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, os trabalhadores no comércio de Indaiatuba não serão obrigados a trabalhar, como ocorreu em 2 de novembro, e o empresário que descumprir a determinação legal será multado em R$ 500 por trabalhador.

O Sindicato espera o quanto antes o fechamento da CCT sem prejuízos aos trabalhadores e com um reajuste digno a todos que atuam no setor comerciário de toda a sua base territorial, composta pelas cidades de Boituva, Cabreúva, Indaiatuba, Itu, Porto Feliz e Salto.

Segundo o presidente em exercício do Sincomerciários de Itu, Carlos Eduardo, “a cassação da liminar que nosso Departamento Jurídico conseguiu é uma forma que temos de pressionar os empresários para que, junto ao sindicato patronal, fechem a Convenção Coletiva de Trabalho”.

“O que estamos pedindo é apenas o reajuste salarial digno aos trabalhadores do comércio. O custo de vida continua subindo e os salários da categoria não estão acompanhando. O que não podemos é ter perdas nos reajustes dos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro e 13º salário, como os patronais querem. Nós precisamos trabalhar, mas sem ter perdas salariais”, complementa Carlos Eduardo.