Sindate promove segunda live sobre assuntos jurídicos direcionada aos profissionais das cooperativas

05/11/2020

Na manhã desta quarta-feira (04/11),  a diretora do Sindicato de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem Josy Jacob conduziu juntamente com um dos advogados do Sindate Dr Daniel Marques de Andrade, uma live sobre assuntos jurídicos para responder questionamentos dos profissionais que trabalham em cooperativas. A transmissão ao vivo, foi feita pelo perfil do Sindate no Instagram e teve início às 9h.

Os principais temas abordados foram:

Cooperativismo: As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias.

Trabalho de 24 horas ininterruptas: Não existe regra no sistema cooperativo que estipule jornada de trabalho ao cooperado, contudo há que se observar o estatuto da cooperativa sobre o tema.

Vínculo empregatício: No sistema de cooperativismo não há vínculo empregatício entre o cooperado e a cooperativa.

Lotação: Conforme a Lei das Cooperativas, os cooperados não tem obrigação de trabalhar em local que não lhe convém.

Serviço doméstico: As atividades desenvolvidas pelos Técnicos de Enfermagem são aquelas constantes do artigo 12 da Lei 7.498/86.

Participação nos lucros: A princípio uma cooperativa não deve objetivar lucro, contudo ao final do balanço, caso hajam sobras estas devem ser divididas entre os cooperados de forma igualitária.

O vídeo na íntegra será postado em nosso canal no YouTube. Para se inscrever clique aqui. A próxima live acontecerá dia 18/11 destinada aos profissionais do IGES.