Falta de modelos de carros em concessionárias gera fila de espera

27/10/2020

Montadoras dizem que problema é pontual

Em mais um dos reflexos do baque da pandemia sobre a indústria automobilística, as concessionárias agora enfrentam falta de alguns modelos de veículos para vender. Os casos têm levado as empresas a pedirem 90 dias de espera aos consumidores. Segundo a Anfavea (associação de montadoras), o problema é pontual e atinge principalmente as categorias que começam a crescer na pandemia, como SUVs, pick-ups e furgões, além dos lançamentos, que têm demanda menos previsível.

Não se trata de desabastecimento, segundo executivos que atuam no setor. Pelo contrário, o setor está com grande capacidade ociosa. O que acontece é que quando ocorrem grandes mudanças na economia, o mix de carros mais demandados também varia. ​E a indústria faz o pedido de peças três meses antes da produção.

A Caoa diz que o lançamento do Chery Tiggo 8 gerou uma fila de espera, mas não atribui à pandemia. A fabricante afirma que a situação está sendo regularizada com o aumento de unidades na linha de produção.

Fonte: Folha de SP