Trabalhadores de Itapeva e região terão gratificação pelo Dia do Comerciário

20/10/2020

Benefício é uma das conquistas do Sincomerciários e de toda a categoria

Os comerciários da base territorial do Sincomerciários de Itapeva, composta por 22 cidades, têm direitos garantidos pelo Dia do Comerciário, celebrado em 30 de outubro. O benefício é uma das conquistas da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, da Fecomerciários, do Sindicato de Itapeva e dos demais sindicatos filiados, assegurado através das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).

Comércio varejista em geral

Comerciários com 91 a 180 dias de registro na empresa, completados até 30/10/2020, têm direito a um dia de gratificação. A partir de 181, passa a ser garantido dois dias. Desses, somente um pode ser revertido em folga até 31/08/2021. Empregados com até 90 dias não usufruem desse benefício. O pagamento deve vir no holerite referente ao mês de outubro.

Gêneros alimentícios

Comerciários deste segmento com 91 a 180 dias de registro na empresa, completados até 30/10/2020, também têm direito a um dia de gratificação. A partir de 181, passa a ser garantido dois dias. Desses, somente um pode ser revertido em folga até 31/09/2021. Empregados com até 90 dias não usufruem desse benefício. O pagamento deve vir no holerite referente ao mês de outubro.

Farmácias

Nas farmácias, todo comerciário que fizer parte do quadro de colaboradores no dia 30 de outubro recebe um dia de gratificação, independentemente do tempo de registro na empresa. O pagamento pode ser substituído por dois dias de folga até 30/06/2021. Se pago, deve vir no holerite referente ao mês de outubro.

Concessionárias

Nesse ramo do comércio, comerciários com 91 a 180 dias de registro na empresa, completados até 30/10/2020, têm direito a um dia de gratificação. A partir de 181, passa a ser garantido dois dias. O pagamento pode ser substituído por dois dias de folga até 30/09/2021. Empregados com até 90 dias não usufruem desse benefício. O prazo para o pagamento é o holerite referente ao mês de abril de 2021.

Lojas de automóveis usados, autopeças, acessórios, pneumáticos, materiais elétricos, óticas, floriculturas e comércio atacadista em geral

Comerciários com 91 a 180 dias de registro, completados até 30/10/2020, também têm direito a um dia de gratificação. A partir de 181, passa a ser garantido dois dias. É facultado, em comum acordo, converter a gratificação em folga remunerada até 31/08/2021. Empregados com até 90 dias não usufruem desse benefício. O pagamento deve vir no holerite referente ao mês de outubro.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones/WhatsApp (15) 3521-9800 - Itapeva; (15) 3531-3600 - Itararé; (15) 3542-5529 - Capão Bonito; (14) 3762-3603 - Taquarituba.