Motta participa hoje de live de lançamento de livro sobre inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

01/10/2020

Federação patrocina livro “Direitos e garantias às pessoas com deficiências - A atuação do poder público no processo de inclusão”, do prof. Francisco Rodrigues Neto

O presidente da Fecomerciários, deputado federal Luiz Carlos Motta, é convidado especial da live de lançamento do livro “Direitos e garantias às pessoas com deficiências - A atuação do poder público no processo de inclusão”, escrito pelo professor Francisco Rodrigues Neto, mestre em educação, consultor em inclusão social e acessibilidade e gestor de políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. A Fecomerciários é patrocinadora do livro. O autor agradeceu o presidente Motta pelo incentivo para que escrevesse o livro, assim como o presidente do Sincomerciários de Catanduva, Carlos Longo, amigo de longa data.

A live organizada pelo autor da publicação será realizada nesta quinta-feira, 1º de outubro, das 20h às 21h, com transmissão pelo Facebook: https://m.facebook.com/conversasobreinclusao/

Além do presidente Motta, participam as seguintes autoridades: Dra. Damaris Moura (deputada estadual), Célia Leão (secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Cid Torquatto (secretário da Pessoa com Deficiência de São Paulo) e Profa. Daniela Leal (doutora em Psicologia da Educação).

“É com muita alegria que convido a todos para participar da live de lançamento do meu livro. Para esse momento tão marcante em minha vida, contarei com a participação de convidados ilustres. Minha expectativa é grande para que ela seja visualizada por profissionais que se interessam pelo assunto, como gestores públicos, professores, além de pessoas do meio acadêmico. O livro é resultado da minha pesquisa de mestrado defendida em 2019 e de toda a minha experiência profissional na proteção dos direitos e das garantias de pessoas com deficiência em políticas públicas”, diz o professor Francisco Rodrigues Neto.

Evolução dos direitos

A obra, com 178 páginas, se propõe a apresentar, historicamente, a evolução dos direitos assegurados às pessoas com deficiência, desde a sua origem, na Antiguidade, até a promulgação da LBI, em 2015, considerada a primeira legislação brasileira específica a garantir um conjunto de direitos às pessoas com deficiência. Segundo o autor, a leitura do livro despertará no leitor um olhar crítico sobre a atuação do poder público em suas diferentes esferas (federal, estadual e municipal), como agente responsável direto pela elaboração, planejamento, implementação e operacionalização de legislações e projetos que visem garantir às pessoas com deficiência seus direitos, possibilitando a elas a inclusão na sociedade.

O autor

Formado em Educação Física, o professor Francisco Rodrigues Neto atuou por dez anos como gestor de Políticas Públicas de inclusão da pessoa com deficiência na Prefeitura de Catanduva, onde foi responsável pela implantação de um projeto de esportes para os PCDs, que foi referência em todo o Estado de São Paulo. Por conta disso, também foi secretário municipal de Assistência Social, acumulando os dois cargos.

Contribuição

Na contracapa do livro, Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), escreveu que Francisco Rodrigues Neto retrata com objetividade e clareza, como trabalhadores, empresários dos setores público e privado, gestores de pessoas e educadores, podem contribuir para o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade, no esporte e no trabalho. “Como representante do sindicalismo brasileiro e defensor da inclusão, não poderia me eximir de apoiar o lançamento do livro e de reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento de políticas públicas nos âmbitos federal, estadual ou municipal. Parabéns!"

O livro “Direitos e garantias às pessoas com deficiências - A atuação do poder público no processo de inclusão” pode ser adquirido no site da Paco Livros em https://www.pacolivros.com.br