Funcionários da FUNCAMP decretam greve para o dia 7 de outubro

01/10/2020

A diretoria do Sinsaúde tenta há mais de três meses negociar melhores salários e condições de trabalho para os funcionários dos Hospital Estadual de Sumaré e dos AMES Limeira, Pinhal e São João da Boa Vista, que são administrados pela FUNCAMP (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp).

Entretanto, devido à postura radical da administração em se negar a negociar com o Sindicato, não sobrou outra alternativa a não ser a paralisação das atividades até que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas.

A empresa já foi notificada para a greve que terá início no dia 7 de outubro a partir das 6 horas, sendo que uma assembleia de organização do movimento está agendada para o dia 6 de outubro, às 18 horas, em frente aos estabelecimentos.

“Os trabalhadores estão mobilizados contra o des caso da Funcamp que não propõe nenhuma melhoria nos salários, ainda mais agora em que a categoria se arrisca na linha de frente do combate à covid-19”, argumenta a diretora do Sinsaúde, Edna Battara Marques.

A reivindicação dos trabalhadores é pelo reajuste salarial de 5% a partir de junho, com o mesmo índice aplicado nas demais cláusulas econômicas; vale alimentação de R$420,00; vale-refeição com reajuste de 10%; abono emergencial de R$500,00 em reconhecimento aos esforços dos trabalhadores que atuam no combate à pandemia; adicional de insalubridade de 40% aos empregados, que estão na linha de frente da covid-19 e nos setores fechados do hospital e manutenção das demais conquistas dos trabalhadores previstas nos acordos coletivos anteriores.

“Estas são as necessidades mínimas dos trabalhadores. É preciso mobilizar para conquistar. Nosso trabalho precisa ser reconhecido pela empresa”, enfatiza o diretor do Sinsaúde, Alfred Isac de Souza. Já a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento lembra que a força do Sindicato é a categoria unida e mobilizada para lutar por seus direitos. “Estamos aqui para defender, amparar e lutar ao lado dos trabalhadores por respeito e valorização, mas precisamos da união e mobilização de todos os colegas para que os objetivos sejam alcançados”, finaliza.