Federação e filiados lançam campanha de alerta ao suicídio

02/09/2020

Motta: " É preciso falar sobre o assunto e ajudar quem precisa para reverter o elevado número de mortes"

Setembro Amarelo é o mês de combate ao suicídio e, a exemplo dos demais anos, a Fecomerciários e seus 71 sindicatos filiados divulgam uma campanha de conscientização, orientação e amparo. A ilustração da peça conta com pessoas de mãos dadas em volta de um laço amarelo com a assinatura do sindicalismo comerciário paulista: “Viver é sempre a melhor opção”, título do livro de André Trigueiro. Destaca-se o Disk 188, número do Centro de Valorização da Vida (CVV). No Brasil são aproximadamente 12 mil casos por ano; na média, 32 suicídios por dia. Esses números tornam o assunto uma questão de saúde pública. No mundo, acontecem cerca de 800 mil suicídios por ano, 2.200 a cada dia e uma nova ocorrência a cada 40 segundos. A campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Conselho Federal de Medicina e pelo CVV surgiu em 2015 em função do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado em 10 de setembro. A Fecomerciários e seus filiados vão divulgar a campanha em suas devidas redes sociais e, na medida do possível, iluminando as suas sedes e subsedes com a cor amarela.

Motta

Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários, comenta: “O suicídio ainda é um tabu. É preciso falar sobre o assunto e ajudar quem precisa para reverter o elevado número de mortes”.