UGT-PARANÁ integrará Comitê Estadual de Proteção aos Direitos do Trabalhador

27/08/2020

A UGT-PARANÁ irá integrar o Comitê de Proteção aos Direitos do Trabalhador, criado pelo governo do Paraná, por meio do Decreto 5506, de 24 de agosto. Esse comitê será tripartite (formado por integrantes do governo estadual, dos trabalhadores e empregadores) e tem como objetivos traçar estratégias de saúde para os trabalhadores frente à pandemia causada pelo Coronavirus.

“Importante ressaltar que a instituição desse comitê de crise no Paraná só foi possível graças a articulação política do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, ao qual agradeço imensamente”, destaca o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi.

Pelos termos do Decreto, o Comitê de Proteção aos Direitos do Trabalhador deverá definir um plano de ação, prevenção e de contingência, em resposta à pandemia da Covid-19, e dar suporte às decisões do Poder Executivo.

Na avaliação de Paulo Rossi, é de grande importância a criação desse conselho, principalmente por envolver outros organismos do Executivo, além da Secretaria Estadual de Saúde. Para o dirigente sindical, “os enfrentamentos nessa pandemia vão para muito além da área da saúde física e mental dos trabalhadores, pois há as perdas de familiares e amigos; no campo da empregabilidade temos de analisar todas as mudanças no mundo do trabalho e suas consequências para a autoestima de milhares de pessoas que perderam seus empregos ou passaram a produzir de forma alternativa”, avalia Paulo Rossi.

Leia a íntegra do Decreto