Calendário do Sinsaúde em 2021 prestará homenagem a trabalhadores que venceram a Covid-19

12/08/2020

Estar na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus tem sido uma missão árdua para a categoria que todos os dias, precisa deixar de lado o medo e a insegurança para estar nos hospitais, cuidar da população e se cuidar. Infelizmente, nem todos conseguem.

A fim de reconhecer e lembrar a luta daqueles que venceram a batalha contra o vírus, o Sinsaúde decidiu fazer em seu calendário oficial de 2021, uma homenagem a estes

profissionais. Para fazer essa homenagem, o Sinsaúde publicará fotos produzidas dentro dos hospitais pelos próprios trabalhadores. As imagens poderão retratar um grupo ou apenas um profissional da saúde, mas todas deverão ter sido feitas no ambiente hospitalar. Serão selecionadas fotos de pelo menos um trabalhador por subsede do Sinsaúde, que ganhará destaque no material. A imagem será impressa juntamente com uma legenda que contará um pouco da história de superação do homenageado.

"A vida de cada trabalhador é única e especial. É lamentável todas as perdas que já tivemos, mas queremos focar também nas histórias de superação dos trabalhadores e esse calendário é uma forma singela de reconhecer sua vitória", destaca a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento. É o caso da Nicoli Iara Santos Mota, técnica de enfermagem que contraiu o vírus em abril deste ano, no hospital Ouro Verde, local onde trabalha. Ela ficou 31 dias internada,23 deles entubada, em um leito de UTI. Nicoli teve que vencer várias lutas até chegar o dia da sua alta. Peregrinou por vários médicos e mesmo atuando na área da saúde não conseguiu realizar o teste para a Covid-19 até o dia que chegou na UTI.

Foram 20 dias com fortes dores nas costas, no fundo dos olhos e febre acima de 38 graus. Foi afastada do serviço alguns dias e voltou mesmo sem estar plenamente recuperada, até que um exame de RX constatou que ela estava com pneumonia e que desta vez ela precisaria ficar no hospital como paciente. " Fui colocada no  oxigênio, coletaram gasometria (tipo de exame de sangue), e já me levaram para a UTI onde fui intubada e passei por traqueostomia", lembra ela. Apesar de tudo que passou, Nicoli segue em frente em busca de conquistar seus sonhos. "Ainda quero fazer faculdade de enfermagem para seguir ajudando na área da saúde", revela.

Exigir um ambiente seguro para os que ainda estão na linha de frente é uma das principais exigências da categoria e o Sinsaúde tem acompanhado atentamente as reivindicações dos trabalhadores. Neste período pandêmico a luta é para que as pautas prioritárias sejam atendidas, principalmente, as relacionadas a reajustes salariais, fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI's) e a realização de testes em todos os trabalhadores. "A segurança do trabalho deve ser prioritária. Nossa categoria está enfraquecida. Estamos perdendo nossos profissionais na batalha contra a Covid",ressalta a diretora de Comunicação do Sinsaúde, Márcia Abou.

Para os que desejam compor o calendário de 2021 do Sinsaúde, ou mesmo os que queiram indicar alguém, é preciso enviar fotos com boa qualidade até o dia 4 de setembro para o e-mail: comunicacao@sinsaude.org.br ou pelo número de Whatsapp: (19) 99825-5270.

Lá também deverá constar um texto breve que relate o momento retratado na imagem ou a história do trabalhador dentro da área em que ele trabalha. Serão aceitas somente imagens individuais ou em grupo, desde que estejam em alta resolução e com preenchimento de uma autorização de uso de imagem de todas as pessoas.