Trabalhadores do Ouro Verde vão as ruas por testagem para Covid-19 e salários dignos

16/07/2020

Em assembleia realizada nesta quarta, dia 15, os trabalhadores do Hospital Ouro Verde decidiram realizar uma carreata no próximo sábado, dia 18, às 8h nas ruas próximas ao hospital como forma de protesto. A medida foi definida como necessária tendo em vista que a administradora CEJAM – Rede Mario Gatti deu resposta negativa para negociar o aumento salarial e conceder melhores condições de trabalho, incluindo a testagem imediata e contratação de novos funcionários.

A assembleia foi realizada na frente do hospital Ouro Verde. “Nós pedimos que a Rede Mario Gatti respeite e atenda as nossas reivindicações para que possamos amparar os trabalhadores da saúde. Faremos a carreata no sábado e caso o hospital não queira negociar as exigências nós iremos avaliar a necessidade de outras medidas”, disse o diretor do Sinsaúde, Paulo Sérgio Pereira da Silva.

O Sinsaúde reivindica a antecipação salarial imediata de 2,05%, correspondente ao INPC; aumento real de 5%; adicional de insalubridade em grau máximo de 40% para todos, independentemente da função ou setor que atuam; pagamento de um abono salarial de R$ 500,00 enquanto durar a pandemia e reajuste salarial de 30% no vale-refeição e vale-alimentação, considerando que estes valores nunca foram reajustados.

A testagem para Covid-19 dos funcionários foi exigida devido ao risco que os colaboradores têm de contrair o vírus, inclusive com emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), além disso, o Sinsaúde também requisitou que os que testarem positivo ou que representem grupo de risco sejam afastados imediatamente e que os infectados recebam atendimento psicológico.

“O foco das negociações do Sinsaúde é trazer saúde, segurança e reconhecimento para os trabalhadores que estão na linha de frente no combate à pandemia, mas a administração se nega a negociar”, disse a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.