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Por telefone, INSS vai entrar em contato com quem pode destravar aposentadoria ou auxílio


16/07/2020

Segundo presidente do Sindiapi, existem mais de 827 mil pedidos pendentes em todo o país

 

O presidente do Sindiapi, Natal Léo, informou que nesta quarta-feira (15), que o INSS começou a fazer contato telefônico, através da Central 135, com os segurados que precisam cumprir algum tipo de exigência para que seus pedidos de benefícios possam ser analisados. Segundo um levantamento apresentado pelo líder sindical, existem atualmente 827 mil pedidos de exigências pendentes em todo o país.

 

Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo). “Durante o contato, o INSS informa qual documento ou informação precisa ser entregue para a conclusão da análise do pedido de benefício”, detalhou o presidente do Sindiapi.

 

Além das ligações telefônicas, notificações serão enviadas através da internet, para os usuários que têm o aplicativo Meu INSS. “A notificação que cobra o cumprimento de alguma exigência, significa que o cidadão precisa entregar algum documento ou prestar informações para que o INSS possa analisar se há ou não direito ao benefício solicitado”, explicou Natal Léo.

 

Além da notificação pelo Meu INSS e a ligação do 135, cerca de 300 mil segurados também poderão receber um SMS com as orientações sobre como proceder para o envio da documentação.

 

Quem mora no estado de São Paulo, além de poder usar o Meu INSS, tem a opção de encaminhar cópia simples da documentação por meio do serviço dos Correios ou levar pessoalmente o envelope lacrado até uma das agências da Previdência.

 

Se optar por entregar a documentação pessoalmente, as cópias legíveis e sem rasura da documentação exigida devem ser colocadas em envelope que, lacrado, precisa ser depositado em uma das urnas disponíveis nas unidades do INSS em São Paulo. O INSS não emitirá protocolo.

 

Dentro do envelope, além da cópia da documentação solicitada na exigência, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação) do segurado.

 

O cidadão também precisa colocar no envelope uma declaração, de próprio punho e assinada, responsabilizando-se pela autenticidade e veracidade das informações prestadas.

 

 

 

Veja o modelo da declaração:

 

AUTODECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE E VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS

 

Eu (nome do requerente) ____________, portador do CPF nº _____ e do RG nº ______, declaro que as cópias que depositei em uma urna na agência do INSS são autênticas, feitas a partir de documentos originais. Declaro também que todas as informações que constam nos documentos apresentados são verdadeiras.

 

Declaro saber que estou sujeito (a) às penalidades previstas nos artigos 171 e 299 do Código Penal, em caso de declaração falsa ou diferente de fato ou situação real ocorrida, além de estar obrigado (a) a devolver valores recebidos indevidamente, quando for o caso.

 

Local ____________ Data _/_/_

 

__________________

 

Assinatura e identificação do (a) requerente ou representante legal

 

 

 

Fora do envelope

 

Do lado de fora do envelope, é necessário escrever as seguintes informações:

 

•            Nome completo do segurado;

 

•            CPF do segurado;

 

•            Endereço completo com CEP;

 

•            Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;

 

•            Endereço de e-mail, se tiver;

 

•            Data em que o envelope está sendo deixado na agência

 

Horário de entrega

 

O envelope poderá ser entregue em uma das agências do INSS em São Paulo, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 13h. Não é preciso agendar.

 

A entrega do envelope nas agências vai ocorrer sem contato físico, por meio de uma urna disponibilizada nas unidades do INSS.

 

Não haverá funcionários no local para prestar quaisquer informações sobre o processo ou dar orientações. Os segurados não receberão nenhum protocolo ou recibo.

 

 

 

Correios

 

Nas cidades em que não houver agência da Previdência, além do Meu INSS, a entrega das cópias para o cumprimento da exigência poderá ser feita por meio do envio do envelope pelos correios para a Superintendência do INSS em São Paulo.

 

O endereço é Viaduto Santa Efigênia, 266, 2º andar, Centro, São Paulo, CEP 01033-050.

 

Não mande documentos originais

 

As cópias entregues nas agências ou enviadas pelos Correios não serão devolvidas aos segurados.

 

A documentação será escaneada e inserida no sistema. Depois, as cópias serão destruídas. Por isso, o INSS não aceitará documentos originais.

 

Após o cumprimento da exigência, o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135.

 

Auxílio-doença

 

A exigência expressa não valerá para os pedidos de antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença. Neste caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares.




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